Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgado gabarito preliminar da prova

Exame de Seleção 2023

Divulgado gabarito preliminar da prova

Nesta terça e quarta-feira, 25 e 26, candidatos podem interpor recurso contra a prova ou contra o gabarito preliminar
por Laura Silveira publicado: 24/10/2022 12h18 última modificação: 24/10/2022 17h06
  • Exame de Seleção foi aplicado nesse domingo, 23 - Foto: Divulgação

• Prova foi realizada em dez municípios de Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação

• Processo seletivo é para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio - Foto: Divulgação

• Quase 3 mil candidatos realizaram a prova - Foto: Divulgação

• Índice de abstenção foi de 14,63% - Foto: Divulgação

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o gabarito preliminar do Exame de Seleção 2023, aplicado nesse domingo, 23, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

No total, 2.917 candidatos fizeram a prova para ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição, de um total de 3.417 inscritos aptos. O índice de abstenção foi de 14,63%, de acordo com a Comissão Central do Exame de Seleção 2023.

Com duração máxima de quatro horas, a prova foi composta por 30 questões de múltipla escolha, de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Acesse o gabarito preliminar

Confira a prova escrita aplicada

Candidatos dos cursos cujo número de inscritos foi inferior ao de vagas ofertadas, ou que o excedeu em apenas 10%, foram dispensados da realização da prova e serão convocados diretamente em primeira chamada para realização da matrícula. Isso ocorreu em alguns cursos ofertados em Aquidauana, Coxim, Jardim e Ponta Porã.

Recurso - Os candidatos interessados podem recorrer contra a prova ou gabarito preliminar nesta terça e quarta-feira, 25 e 26. Para interpor recurso, é necessário:

Serão desconsiderados quaisquer questionamentos que não forem apresentados por meio da Central de Seleção do IFMS, estiverem fora do prazo ou que não apresentarem a devida justificativa ou fundamentação.

A publicação do gabarito definitivo está prevista para 3 de novembro.

Exame de Seleção - Por meio do processo seletivo, o IFMS oferta 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi, para os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

Cronograma - No dia 4 de novembro será publicada a convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) autodeclarados pretos ou pardos.

As bancas serão realizadas de 8 a 30 de novembro.

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 14 de dezembro. Já o resultado final e a primeira chamada serão publicados no dia 21 do mesmo mês. O período de matrículas ocorrerá em janeiro de 2023.

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail