Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Edital destina apoio à Semana de Meio Ambiente 2022

Edital destina apoio à Semana de Meio Ambiente 2022

Submissão das propostas para realização do evento poderá ser feita entre fevereiro e março. Evento deverá ocorrer no início de junho
por Laura Silveira publicado: 12/01/2022 12h28 última modificação: 12/01/2022 12h28

Está publicado o edital de abertura da seleção de propostas para realização da edição 2022 da Semana de Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

As propostas deverão, entre outros requisitos, enquadrar-se na modalidade evento de extensão, prever atividades entre os dias 1° e 3 de junho, ter a comunidade externa como público-alvo principal, além de ser de cunho ambiental e articuladas à extensão, ensino e pesquisa.

Outro requisito é possuir estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou ensino superior do IFMS como membros da equipe e com tarefas definidas.

Cada campus do IFMS poderá apresentar apenas uma proposta de realização da Semana do Meio Ambiente.

A diretoria responsável pela extensão do campus, com o apoio da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri), irá definir o coordenador da proposta. Essa definição será feita coletivamente com os servidores interessados em contribuir com ações para o evento no campus, definindo ainda, também de comum acordo, as ações a serem desenvolvidas em uma única proposta do campus.

Cada proposta poderá contemplar bolsistas dos níveis superior e médio, totalizando, no máximo, três bolsistas.

O proponente da proposta deve preencher o Plano de Trabalho (Anexo I do edital),  o qual deverá indicar a realização das atividades programadas pelo campus, assinar e recolher as assinaturas do diretor-geral do campus e da diretoria responsável pela extensão na unidade, e encaminhar, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que coordena o evento na instituição.

As propostas poderão ser submetidas entre os dias 14 de fevereiro a 13 de março. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 28 de março.

O valor total de fomento para o edital será previsto conforme disponibilidade financeira do ano de 2022 e será apresentado em tempo hábil, antes do período de submissão do Plano de Trabalho.

Serão disponibilizados até dez auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), em parcela única, aos coordenadores das propostas aprovadas para a realização do evento nos campi.

Semana do Meio Ambiente - A previsão é que a edição 2022 seja realizada entre os dias 1° e 3 de junho.

O evento deve prever diferentes ações com realizações presenciais e/ou on-line. Poderão ser realizadas palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações teatrais e musicais, apresentação de cursos/pesquisas/trabalhos realizados sobre a temática, plano e/ou distribuição de mudas e sementes, limpeza em córregos, nascentes e rios, concursos de vídeos e fotografias, entre outras atividades.

O evento é promovido no IFMS desde 2011. Mais informações, histórico e fotos do evento estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.

Etapa

Período de submissão da proposta do evento 14/02 a 13/03/2022