Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Edital destina apoio financeiro a eventos científicos

Edital destina apoio financeiro a eventos científicos

Fomento institucional disponibilizado é de até R$ 75 mil para realização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
por Juliana Aragão publicado: 07/06/2022 14h54 última modificação: 07/06/2022 14h54

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, no último dia 3, o edital de fomento para a realização da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022, que prevê também apoio financeiro para o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict).

Os dez campi da instituição poderão submeter propostas para a realização da SCT entre os dias 3 e 7 de outubro, com atividades presenciais e/ou online. O tema do evento este ano será 'Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil'.

Organizado pelo Campus Campo Grande, o Semict será realizado presencialmente nos dias 24 e 25 de novembro.

Serão destinados até R$ 75 mil para a realização dos eventos científicos, sendo R$ 7 mil para cada campus oferecer atividades relacionadas à SCT, e R$ 5 mil para a organização do Semict.

Os auxílios serão disponibilizados aos coordenadores das propostas aprovadas, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e deverão ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, necessárias para a realização das atividades previstas nos projetos.

Todas as regras estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Cada campus poderá submeter apenas uma proposta para a realização da SCT 2022, e o Campus Campo Grande deverá apresentar um projeto do Semict que contemple as dez unidades do IFMS.

O coordenador da proposta – docente efetivo do IFMS indicado pela diretoria responsável pela pesquisa, ensino e extensão no campus – deverá preencher os seguintes anexos do edital:

• Formulário de Projeto Simplificado SCT (Anexo I); ou
  • Formulário de Projeto Simplificado Semict (Anexo II); e
  • Termo de Compromisso do coordenador do projeto (Anexo III).

Após recolher as assinaturas indicadas nos documentos, o coordenador da proposta deverá entregá-los à Coordenação de Pesquisa (Copei) do respectivo campus entre os dias 13 e 27 de junho. A Copei terá até 29 de junho para enviar os projetos à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Cada proposta da SCT deverá prever, no mínimo, os seguintes eventos e atividades presenciais ou em formato híbrido:

• Feira de Ciência e Tecnologia: evento no qual estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino apresentam os projetos de pesquisa desenvolvidos por eles;
  • palestras, oficinas e rodas de conversas de Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes;
  • Encontro de Iniciação Científica: atividade com duração de até quatro horas, que contará com a apresentação do edital de iniciação científica para auxiliar os novos estudantes do IFMS e comunidade externa na elaboração de futuras pesquisas. Deverá ser coordenado pelas direções e coordenações responsáveis pela pesquisa do campus;
  • Atividades Makers: atividade com duração de até quatro horas, que contará com oficinas para auxiliar os participantes na criação de ideias, desenvolvimento de protótipos, execução e apresentação de projetos utilizando-se dos espaços makers instalados nos campi.

O projeto do Semict deverá prever exposição de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do Instituto e de outras instituições de ensino, além de mesas redondas, palestras e espaço temático para apresentação de banners.

As propostas serão avaliadas entre 29 de junho e 4 de julho. A divulgação dos resultados preliminar e final do processo seletivo está prevista para os dias 27 de julho e 1º de agosto, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail .

Semana de Ciência e Tecnologia - É realizada pelo IFMS desde 2010, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento, realizado no mês de outubro, oferece uma série de atividades para a divulgação de ações desenvolvidas no Instituto Federal, nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

Semict - O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica é um espaço para divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores do IFMS e de outras instituições.

Entre os objetivos do Seminário, está o de proporcionar intercâmbio entre estudantes participantes da Iniciação Científica e Tecnológica e seus pesquisadores orientadores, bem como entre esses e os membros dos Comitês de Avaliação Interna e Externa, além da avaliação e acompanhamento dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica destinados aos acadêmicos de nível superior.