Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Egresso conquista vaga em prestigiada universidade americana

Estudante

Egresso conquista vaga em prestigiada universidade americana

João Pedro Haufes concluiu o curso técnico em informática, participou de projetos de pesquisa e extensão, e agora irá cursar graduação na Universidade de Duke
por Osvaldo Sato publicado: 05/04/2022 15h02 última modificação: 13/04/2022 12h59
  • João Pedro retornou ao Campus Campo Grande para ministrar palestra. Foto: Diogo Paes

  • O jovem é egresso do curso Técnico em Informática do Campus Campo Grande. Foto: Divulgação.

 Com uma trajetória de destaque no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o egresso João Pedro Haufes foi contemplado com uma bolsa integral para cursar o ensino superior na Universidade de Duke, nos Estado Unidos, considerada uma das mais prestigiadas do mundo.

Formado no ano passado no curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Campus Campo Grande, João Pedro afirma que sua sólida formação na área aliada ao interesse pela linguística o levou a optar pela formação em solo estrangeiro, onde poderá cursar uma graduação que une ambas as áreas.

“Nos Estados Unidos farei uma graduação com um currículo mais flexível, onde poderei explorar meus interesses nas áreas de informática e linguística, aproveitando as oportunidades em pesquisas e estágios, durante quatro anos em que vou tirar o máximo da experiência”, destaca.

João Pedro, que é residente da comunidade Tia Eva na capital, ingressou no IFMS no ano de 2018 e, durante toda a permanência na instituição, participou ativamente de ações de pesquisa e extensão como complemento às atividades de ensino.

"Todo o ambiente do IFMS é propício para o estudante se desenvolver dentro e fora de sala de aula, com professores mestres e doutores e também uma formação técnica profissional que abre múltiplas possibilidades para o formado”, afirma. “Não sei se teria conseguido essa bolsa para Duke se não tivesse um local como o IFMS para me desenvolver como estudante”, complementa.

Entre as ações em que se destacou em sua trajetória acadêmica, João foi selecionado como um dos representantes brasileiros na edição 2021 do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Nesta atividade, participou virtualmente de oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global. Após a conclusão das atividades, foi convidado à Câmara Municipal de Campo Grande, onde foi reconhecido com uma moção de congratulação.

Foi ainda um dos representantes do Campus Campo Grande no Projeto Solo Fértil, desenvolvido em parceria com a Universidade de Illinois desde outubro de 2020, com participação de professores e estudantes dos dez campi do IFMS.

Participou também do "English Club", clube de conversação no idioma inglês e no grupo de pesquisa com temática relacionada à área de idiomas e internacionalização.

No último sábado, 2, o egresso voltou ao Campus Campo Grande, desta vez para proferir palestra abordando o tema de estudos no exterior, contando sua experiência e incentivando os demais colegas que também almejam uma vaga em uma instituição estrangeira.

Comunidade Tia Eva – Morador da comunidade urbana remanescente de quilombo fundada em 1910 em Campo Grande, e reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, João Pedro é tataraneto da fundadora - Tia Eva.

O jovem se define um ativista no resgate histórico da comunidade quilombola, inclusive dentro do próprio IFMS, em que a comunidade foi tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Desenvolvi um site para apresentar informações confiáveis sobre a comunidade, democratizando o conhecimento e contribuindo para o resgate de figuras históricas e de grande relevância social na história do município”, destacou.

Admissão - Toda a formação do jovem João Pedro no IFMS, desde seu curso técnico na área de informática, sua participação em olimpíadas de conhecimento, clubes de idiomas, pesquisa e outras foram, também, critérios avaliados pelo Departamento de Estado dos EUA, por meio do escritório Education USA.

O estudante explica que se inscreveu para um programa do EducationUSA em 2021, tendo participado de quatro etapas seletivas, com 20 vagas para mais de quatro mil inscritos no programa.

O escritório auxilia estudantes no processo de admissão em universidades nos EUA. Alguns exemplos de serviços e atividades são palestras, workshops, orientação personalizada e tradução certificada de documentos acadêmicos.

Para submeter sua candidatura, João Pedro explica que obteve apoio de docentes do Campus e da Assessoria de Relações Internacionais (Asint) do IFMS, com cartas de recomendação e traduções.

Duke University – É uma universidade privada localizada em Durham, Carolina do Norte, fundada em 1838. Está classificada entre as melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo pelas principais publicações acadêmicas.

Segundo o relatório orçamentário da instituição, instituição investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa, tornando-se uma das dez maiores universidades de pesquisa dos Estados Unidos. Mais de uma dúzia de professores aparecem regularmente nas listas anuais dos pesquisadores mais citados do mundo.

Quinze ganhadores do Prêmio Nobel e três vencedores do Prêmio Turing, relacionado à área de computação, estudaram ou lecionaram na universidade. Duke é ainda a alma mater do ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, e de 14 bilionários vivos.

Serviço – Para orientar estudantes que tenham interesse em estudar nos EUA, a EducationUSA realiza de 4 a 9 de abril, a Feira Virtual EducationUSA Brasil 2022, com participação de mais de 45 universidades americanas

Já no IFMS, os estudantes podem ainda recorrer à Assessoria de Relações Internacionais (Asint), pelo e-mail asint@ifms.edu.br para apresentar as ações institucionais na área de internacionalização e formas como a instituição pode apoiar o estudante na busca por uma vaga.