Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Estudantes e servidores de Jardim realizam diagnóstico institucional

PDI 2024-2028

Estudantes e servidores de Jardim realizam diagnóstico institucional

Campus é o próximo a participar da ação de planejamento, iniciada mês passado, que contemplou todas as unidades do IFMS
por Osvaldo Sato publicado: 09/09/2022 11h02 última modificação: 15/09/2022 11h54

O Campus  Jardim realiza na próxima semana a análise dos ambientes interno e externo à instituição, como parte da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A ação está sendo desenvolvida pela subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028 desde agosto.

A metodologia aplicada será a da ferramenta de gestão Matriz SWOT (do inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats), onde os estudantes e servidores da unidade deverão fazer a identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades inerentes à instituição.

Para isso, os participantes receberão inicialmente as instruções para a realização da atividade e depois retornarão para seus ambientes, de aula ou trabalho, para análise e elaboração do diagnóstico.

Serão disponibilizadas três opções de horários para as reuniões, todas no anfiteatro do Campus Jardim.

Na segunda-feira, 12, das 13h45 às 17 horas, podem participar servidores e estudantes do curso superior de Arquitetura e Urbanismo. No período noturno, a partir das 18h30, a ação de destina a servidores e estudantes dos cursos de licenciatura em Computação, técnico integrado em Edificações e técnico Proeja em Informática.

Já na terça-feira, 13, a reunião está prevista para início às 8h30, com servidores e estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações e em Informática.

Demais unidades – A Matriz SWOT já foi aplicada nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, além da reitoria do Instituto Federal.

Os dados obtidos subsidiarão, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico da instituição, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

Confira o cronograma atualizado para a aplicação da Matriz SWOT:

Unidade Datas
Campus Aquidauana 17 e 18 de agosto
Campus Campo Grande 08 e 09 de agosto
Campus Corumbá 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes)
Campus Coxim 22 e 23 de agosto
Campus Dourados 25 e 26 de agosto
Campus Jardim 12 e 13 de setembro
Campus Naviraí 29 e 30 de agosto
Campus Nova Andradina 05 e 06 de setembro
Campus Ponta Porã 24 e 25 de agosto
Campus Três Lagoas 19 e 20 de setembro
Reitoria 15 e 16 de agosto

PDI 2024-2028 – O novo Plano de Desenvolvimento Institucional norteará as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O documento tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

São 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• perfil Institucional;
  • metodologia;
  • planejamento estratégico;
  • projeto pedagógico;
  • cursos, seleção e ingresso;
  • atendimento ao discente;
  • gestão de pessoas;
  • acessibilidade;
  • avaliação e acompanhamento;
  • monitoramento, controle e revisão;
  • biblioteca;
  • gestão financeira e orçamentária;
  • gestão de riscos; e
  • infraestrutura.

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Mais informações estão disponíveis na página do PDI 2024-2028. Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para o e-mail pdi@ifms.edu.br.

* Título, subtítulo e texto atualizados às 11h53 de 15/09/2022 para retirada das informações sobre a aplicação da Matriz Swot no Campus Três Lagoas, cujas datas foram alteradas de 14 e 15 de setembro para 19 e 20 de setembro.