Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Festival de Arte e Cultura será realizado em dois campi

Extensão

Festival de Arte e Cultura será realizado em dois campi

Durante a semana, evento será promovido em Aquidauana e Dourados. Confira a programação em cada município e saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 28/11/2022 17h32 última modificação: 29/11/2022 07h48

O Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prossegue, nesta semana, com atividades em Aquidauana e Dourados. O evento de extensão volta a ser promovido de forma presencial em 2022, sendo aberto a estudantes, servidores e toda a comunidade. 

Em Dourados, a programação se inicia na quarta-feira, 30. A principal atração é o Festival de Arte e Cultura dos Estudantes (Festace), que contará com performances artísticas e culturais em diversas modalidades, divididas em concurso e mostra, de música, dança, cosplay, fotografia, curta-metragem e dublagem, entre outras atividades. 

O tema neste ano é “Antropofagia cultural, identidade nacional e a arte brasileira no século XXI”. As atividades terão início às 19 horas, na própria unidade, que fica na Rua Filinto Müller, n° 1.970, Jardim Canaã I.  O Festival seguirá até sexta-feira, 2, com diversas apresentações, exibição de filmes, intervalo cultural e a Festa das Cores, aberta a todos os interessados. 

Ainda é possível se inscrever para o evento como ouvinte, com certificado referente aos três dias de atividades. 

Já em Aquidauana, o Festival começará oficialmente na quinta-feira, 1°, às 19 horas, na Câmara dos Vereados. Mas, ao longo do dia estão previstas atividades no campus do IFMS, que givs na Rua José Tadao Arima, n° 222, Bairro Ycaraí. 

Ocorrerão mostras, oficinas, palestras, apresentações e um concurso musical. As atividades se encerrarão no sábado, 3, como foco na música e cultura regionais, relação entre terapia e arte, além do fortalecimento cultural da comunidade indígena. O último dia terá ainda uma apresentação da Orquestra Revoada Pantaneira, na Igreja Matriz. As inscrições para o evento seguem abertas.

Programação e sistema de inscrições:
Campus Aquidauana;
Campus Dourados.

  • Em Naviraí, Festival foi realizado entre 7 e 10 de novembro - Foto: Campus Naviraí

  • Campus Jardim promoveu o evento entre 9 e 11 de novemnbro - Foto: Campus Jardim

  • Festivai ocorreu entre 9 e 11 de novembro em Coxim - Foto: Campus Coxim

  • No município de Três Lagoas, evento foi realizado entre 9 e 12 de novembro - Foto: Campus Três Lagoas

Demais campi – Em Campo Grande, o Festival de Arte e Cultura será realizado entre 14 e 16 de dezembro. A programação será divulgada em breve, na página da edição 2022 do evento.

No mês de novembro, o evento foi realizado nos municípios de Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para viabilizar a edição 2022 do evento, o IFMS disponibilizou, por meio de Edital nº 051/2022, R$ 136 mil de auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades e pagamento de bolsas estudantis. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

Cada campus pôde submeter uma única proposta. Após a realização do Festival, os responsáveis deverão efetuar a prestação de contas seguindo o prazo determinado no edital de abertura.

Festival de Arte e Cultura - É realizado anualmente pelos campi do IFMS, desde 2016. Para isso, recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

As atividades buscam divulgar o conhecimento produzido no IFMS, fomentando o diálogo com a sociedade, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, despertando o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no Instituto

As atividades possuem temática artístico-cultural, relacionadas a memória e patrimônio; memória social; folclore; artesanato e tradições culturais; cultura afro-brasileira e indígena; manifestações populares e eruditas; e artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais, dança e design

 Mais informações sobre as edições anteriores podem ser consultadas na página do evento