Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS divulga regras das Feiras de Ciência e Tecnologia

SCT 2022

IFMS divulga regras das Feiras de Ciência e Tecnologia

Eventos serão realizados presencialmente, no mês de outubro, em dez municípios. Inscrições terão início em agosto
por Juliana Aragão publicado: 30/06/2022 10h33 última modificação: 30/06/2022 11h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 29, na Central de Seleção, o edital com as regras de participação nas Feiras de Ciência e Tecnologia 2022, que serão realizadas presencialmente, no mês de outubro, nos dez municípios onde a instituição tem campus.

Poderão apresentar trabalhos estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada, além de ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

As Feiras são promovidas pelos campi do IFMS em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Os eventos fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022. Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", as atividades da SCT 2022 ocorrerão, simultaneamente nos dez campi da instituição, entre os dias 3 e 7 de outubro.

Inscrição dos trabalhos - Será gratuita e deverá ser feita pelo professor que orienta o trabalho de pesquisa, no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, que estará disponível para acesso no dia 2 de agosto.

A inscrição deverá ser feita em três etapas:

• cadastro das informações sobre o trabalho – 2 de agosto a 1º de setembro
  • correção e aprovação dos trabalhos – até 14 de setembro
  • submissão da documentação do trabalho – 26 de setembro

As normas para a elaboração do resumo expandido, caderno de campo, relatório do trabalho, banner, apresentação oral, vídeo (facultativo) e maquete/protótipo (opcional) constam no item 6 do edital de abertura da seleção.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante.

A previsão é que os trabalhos aprovados sejam divulgados no dia 26 de setembro.

Avaliação e Premiação – A comissão avaliadora será formada por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento.

A avaliação será feita com base em critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo.

A premiação das Feiras 2022 será realizada pelo campus onde o evento foi organizado. Os trabalhos premiados serão divulgados no dia 7 de outubro.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

• 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental.;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica.

Trabalhos de outros estados brasileiros podem se inscrever na categoria convidados. Nesse caso, o melhor projeto receberá um certificado de apresentação.

Feiras do IFMS – Neste ano, serão realizadas entre os dias 3 e 7 de outubro, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os eventos, realizados anualmente durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, visam estimular novas vocações por meio da realização de projetos de pesquisa criativos e inovadores, entre outros objetivos.

Nos últimos dois anos, em virtude da pandemia, as Feiras do IFMS foram realizadas de forma virtual. Em 2021, foram selecionados 372 trabalhos. No ano anterior, 500 projetos foram apresentados nos eventos científicos.

Mais informações estão disponíveis na página das Feiras do IFMS.