Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS participa de evento que reúne dirigentes da Rede Federal

46ª Reditec

IFMS participa de evento que reúne dirigentes da Rede Federal

Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica é realizada em Belém (PA) até esta quinta-feira, 10
por Osvaldo Sato publicado: 10/11/2022 11h21 última modificação: 10/11/2022 17h23
  • Reitora e diretores-gerais dos campi participam da 46ª Reditec, em Belém (PA) - Foto: Divulgação

• Pró-reitores e diretores sistêmicos também estão no evento - Foto: Divulgação

• Reitora Elaine Cassiano ao lado de representantes da Setec/MEC - Foto: Divulgação

Gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participam, em Belém (PA), da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2022). O evento - que tem como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional” - teve início no dia 7 e segue até o final da tarde desta quinta-feira, 10.

A programação inclui palestras e mesas-redondas com foco nos temas planejamento, execução e avaliação, além de reuniões de fóruns e de encontros dos diretores-gerais de campi por região do Brasil.

“Participar da Reditec possibilita aos gestores a troca de informações e de práticas relacionadas à educação profissional e tecnológica. Nossos diretores poderão levar daqui ideias inovadoras e exitosas que nasceram em outras instituições, assim como nós apresentamos experiências que estão dando certo no IFMS", destaca a reitora Elaine Cassiano.

Além da reitora Elaine Cassiano, o IFMS é representado por pró-reitores, diretores-gerais dos campi e diretores sistêmicos.

“Participar da Reditec é um investimento de extrema importância e uma experiência de networking, pois possibilita aos gestores a troca de informações e de práticas relacionadas à educação profissional e tecnológica. Nossos diretores poderão levar aos campi e setores sistêmicos ideias inovadoras e exitosas que nasceram em outras instituições, assim como nós apresentamos experiências que estão dando certo no IFMS", destaca.

Entre os fóruns com reunião programada durante a Reditec 2022 está o de Educação do Campo (ForCampo), coordenado pelo diretor-geral do Campus Naviraí do IFMS, Matheus Bonelli.

A Reditec é realizada, anualmente, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A edição 2022 foi organizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).

• Cláudia Fernandes, pró-reitora de Ensino, fala sobre experiência exitosa - Foto: Divulgação

• Fernando Silveira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, fala sobre os relatos da área - Foto: Divulgação

• Foram apresentados três relatos de experiência exitosa na área do Desenvolvimento Institucional - Foto: Divulgação

• Carlos Vinícius Figueiredo, diretor-geral do Campus Dourados, fala sobre experiência exitosa - Foto: Divulgação

• Experiência foi relatada por estudantes do Campus Dourados que participam de projeto Solo Fértil - Foto: Divulgação

Experiências Exitosas - Durante a 46ª Reditec, as instituições tiveram a oportunidade de relatar experiências exitosas. Por meio de uma chamada pública, foram selecionadas 40 experiências, divididas nas áreas temáticas: Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão, Educação no Campo e Internacionalização.

O IFMS teve propostas selecionadas nas áreas de Ensino, Desenvolvimento Institucional e Internacionalização. Confira as experiências exitosas da instituição apresentadas na Reditec 2022:

Proposta Selecionada Experiências Exitosas Proponente
Desenvolvimento Institucional no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Implementação da Central de Informações Estratégicas (CIE), painel que disponibiliza no site do IFMS as informações solicitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi)
Implementação do painel IFMS em Números, que disponibiliza a execução orçamentária da instituição de acordo com o Tesouro Gerencial, em até 24 horas após a execução
Instrução Normativa nº 02/2022, que estabelece os procedimentos e critérios para análise e encaminhamento das solicitações de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de obras no âmbito do IFMS
Solo Fértil: projeto integrador como ferramenta de segurança alimentar e desenvolvimento de habilidades da língua inglesa Projeto desenvolvido por estudantes do Campus Dourados do IFMS que visa fomentar o conceito de segurança alimentar, contribuir para que a comunidade local tenha uma alimentação mais saudável e propiciar a troca de experiências sobre o tema com jovens norte-americanos. IFMS - Campus Dourados

Mais informações sobre a programação do evento podem ser obtidas na página da Reditec 2022.

* Conteúdo alterado às 17h24 de 10/11/2021 para inclusão de fotos do relato da experiência exitosa do Campus Dourados.