Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > IFMS realizará Festival de Arte e Cultura em seus dez campi

IFMS realizará Festival de Arte e Cultura em seus dez campi

Evento previsto para novembro tem objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, tendo como público-alvo a comunidade externa
por Osvaldo Sato publicado: 31/08/2022 17h11 última modificação: 02/09/2022 13h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) confirmou nesta terça-feira, 30, a realização do Festival de Arte e Cultura (FAC) em seus dez campi, de forma presencial e remota, entre os dias 9 e 11 de novembro.

O resultado final do edital de apoio aos campi para realização do evento está publicada na Central de Seleção do IFMS. Por meio deste edital, a instituição deve destinar o total de R$ 136 mil de fomento para custeio das atividades. e pagamento de bolsas.

Com isso, o evento deve ocorrer nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, por meio da divulgação do conhecimento produzido no Instituto Federal e que permita o diálogo entre este e a sociedade, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, despertando o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas pela instituição.

O evento reúne atividades voltadas ao conhecimento e produção cultural, com caráter artístico, esportivo, científico e tecnológico, de ações, eventos e espetáculos artísticos e culturais, envolvendo comunidade acadêmica e servidores, com foco na comunidade externa.

Devem ser promovidas atividades destinadas a temas como memória e patrimônio, memória social, folclore, artesanato e tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena. Também há espaço para produções culturais e artísticas que compreendam as manifestações populares e eruditas, que façam uso de linguagens como artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais, dança e design.

O Festival é realizado anualmente pelo IFMS, desde 2016. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Recursos – O recurso disponibilizado para o desenvolvimento das atividades é de R$ 136 mil provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), será dividido entre os campi. São itens financiáveis materiais de consumo, bem como serviços de pessoa física e jurídica.

Assim, cada um dos dez campi terá até R$ 12 mil reais para custeio das atividades a serem desenvolvidas.

Já os outros R$ 16 mil serão utilizados para a concessão de bolsas de extensão a estudantes, por meio do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex). O valor mensal é de R$ 200 para alunos de ensino médio, e de R$ 400 para acadêmicos de graduação, com duração de até dois meses.