Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > III Encontro de Linguagens do IFMS começa nesta segunda

Ensino

III Encontro de Linguagens do IFMS começa nesta segunda

Evento virtual será realizado até esta terça-feira, 6, com atividades que abordarão língua, literatura e internacionalização
por Cleyton Lutz publicado: 05/12/2022 11h50 última modificação: 05/12/2022 11h50

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta segunda-feira, 5, a III edição do Encontro de Linguagens. Os interessados podem se inscrever na página do evento, que será realizado de forma virtual. Aos participantes será concedido certificado de 16 horas. No mesmo endereço também é possível conferir a descrição de cada atividade.

O Encontro se encerrará nesta terça-feira, 6. Nos dois dias, a programação terá início às 13 horas e se estenderão pelos períodos vespertino e noturno, podendo ser acompanhadas pelo canal do Campus Dourados no YouTube

O tema de edição 2022 é “Reflexões sobre língua, literatura e internacionalização”. Estão previstos debates e relatos de experiência, com a participação de profissionais do IFMS e de outras instituições de ensino. 

Entre os temas tratados estarão o pertencimento e a exclusão em processos de leitura e escrita, o funcionamento dos Centros de Idiomas dos Institutos Federais, a relação entre literatura e ensino, e as iniciativas para internacionalização das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

A proposta do Encontro é proporcionar espaços para uma discussão integrada sobre língua, literatura, prática docente e internacionalização, considerando o contexto fronteiriço em que o IFMS está inserido. 

Confira a programação completa do evento, que é promovido pelo Centro de Idiomas (Cenid), Assessoria Internacional (Asint) e Campus Dourados do Instituto Federal. 

Edição 2021 - No ano passado, o evento teve como tema 'Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões', com uma programação que incluiu palestras, mesas-redondas e seminários. 

Mais informações estão disponíveis na página do Encontro de 2021.

Programação do III Encontro de Linguagens do IFMS

Atividade Dia e Horário Participantes

Pertencimento e exclusão em processos de leitura e escrita

05/12
13h

Enio Sugiyama Jr. (UFOP)
Emari Andrade (UNITAU)
Renata Costa (IFMS)

Centro de Idiomas nos IFs: experiências e desafios 

05/12
18h30

Diego Paixão (IFPE)
Rodrigo Lemos (IFRJ)

Literatura e Ensino no IFMS: abordagens e possibilidades

06/12 
13h

Professores do IFMS:
Elizete Bernardes (Dourados)
Flávio da Rocha e Andreia de Souza (Campo Grande)
Gabriela Burgardt (Naviraí)
Ana Kaimoti (Ponta Porã)

Iniciativas para internacionalização dos IFs: apresentação do projeto "Solo Fértil"

06/12
18h30

Estudantes e professores dos campi Aquidauana, Campo Grande e Dourados