Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Matrícula em cursos de graduação vai até 14 de abril

Sisu 2022

Matrícula em cursos de graduação vai até 14 de abril

Convocados em segunda chamada devem se matricular online. Vagas são ofertadas nos dez campi do IFMS
por Cleyton Lutz publicado: 28/03/2022 15h12 última modificação: 28/03/2022 15h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com matrículas abertas até 14 de abril para os convocados em segunda chamada nos cursos de graduação ofertados pela instituição, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

A relação dos candidatos está dividida em “apto a matrícula” e “lista de espera”. No primeiro caso, o inscrito se encontra dentro do número de vagas não preenchidas ao final da primeira chamada e já pode solicitar a matrícula. 

Já aqueles em lista de espera, por sua vez, só poderão se matricular caso existam vagas não ocupadas pelos candidatos aptos após a segunda chamada. Mesmo assim, devem manifestar interesse na vaga também até 14 de abril, seguindo os mesmos procedimentos dispostos para matrícula. 

Passo a passo - Em ambos os casos, o candidato deve acessar o Sistema de Matrícula do IFMS. Caso seja o primeiro acesso, é necessário clicar na opção “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Depois de ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número. Depois será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula. 

Se as informações estiverem corretas, é necessário clicar em “Solicitar matrícula/manifestar Interesse”. Como o Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento. 

Após a validação do questionário, os dados pessoais serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior. 

Documentação - Na página de upload é preciso enviar toda a documentação, sempre clicando em “Enviar comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo. A relação completa dos documentos necessários está disponível no edital de convocação. 

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo cinco megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

O candidato que não tem acesso à internet poderá solicitar acesso a computador do Instituto Federal para enviar a documentação presencialmente. Para isso é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento (Cerel) de um dos campi (os endereços, emails e contatos para atendimento estão no Anexo VIII

O edital de abertura, bem como os demais relacionados ao processo seletivo, está publicado na Central de Seleção. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito via correio eletrônico para

Graduação - O Instituto Federal ofertou 1.080 vagas em 18 diferentes opções de cursos superiores gratuitos – de tecnologia, licenciaturas e bacharelados – nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A seleção é feita pelo Sisu, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

O processo seletivo leva em consideração ainda as cotas raciais e necessidade comprovação por meio da heteroidentificação, conforme edital específico, por classificação e tipo de cota. Na sexta-feira, 1º, será divulgado o resultado preliminar dos candidatos autodeclarados pretos e pardos da lista de espera.

O ingresso dos estudantes nos cursos de graduação ocorre no segundo semestre letivo, com o início das aulas previsto para julho.

registrado em: , , ,