Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Matrículas nos cursos de graduação terminam na terça-feira

SISU 2022

Matrículas nos cursos de graduação terminam na terça-feira

Convocados na 1ª chamada devem se matricular no IFMS de forma online. Prazo de 8 de março também vale para manifestação de interesse na lista de espera do Sisu
por Osvaldo Sato publicado: 03/03/2022 15h38 última modificação: 03/03/2022 15h38

O prazo para matrículas da primeira chamada nos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se encerra na próxima terça-feira, 8.

O documento publicado na Central de Seleção traz a relação dos convocados, inscritos na ampla concorrência e também em ações afirmativas (cotas). Todos devem se matricular de forma online via Sistema de Matrículas do IFMS.

Os candidatos inscritos nas cotas para ações afirmativas (pretos, pardos e indígenas) foram convocados, ainda, a enviarem documentação solicitada em edital, referente ao processo de heteroidentificação. O resultado preliminar desta etapa também já consta na Central de Seleção.

Matrículas - Caso seja o primeiro acesso ao Sistema de Matrículas do IFMS, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Depois de ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número de CPF. Ao fazer o login, será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula.

Se as informações estiverem corretas, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. Como o preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento.

Após a validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior.

Posteriormente, na página de upload é preciso enviar toda a documentação necessária, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo.

Documentação – Para a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados:

• Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF;
  • Carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Para candidatos não cotistas (ampla concorrência) – Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Para candidatos cotistas – Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja;
  • Beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio per capita – Documentos comprobatórios conforme o Anexo I;
  • Beneficiários da cota local/bônus – Comprovante de endereço, em seu nome ou de seus pais, sendo que no caso da inexistência deste comprovante, o candidato deverá utilizar a declaração de residência, conforme o Anexo IV;
  • Candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão imprimir, preencher, assinar e entregar o Formulário para Entrega de Laudo Médico, constante no Anexo VI.

Após carregar todos os arquivos, é preciso clicar em “Salvar e finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, será exibido um comprovante.

Lista de espera - Também se encerra em 8 de março o prazo para que os candidatos não selecionados manifestem, na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o interesse em participar da lista de espera. A lista deverá ser divulgada no dia seguinte.

De acordo com o  cronograma retificado do processo seletivo, a segunda chamada para os cursos de graduação do IFMS está prevista para 15 de março.

Todas as regras, publicações e resultados deste processo seletivo estão disponíveis na página do Edital nº 007/2022.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito via e-mail para .

Seleção - O IFMS oferta 1.080 vagas em 18 diferentes opções de cursos gratuitos - entre superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados -, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita pelo Sisu, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

O ingresso dos estudantes selecionados nos cursos de graduação ocorre no segundo semestre letivo de 2022.