Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Oficina sobre linguagem de programação é ofertada a estudantes

Aquidauana

Oficina sobre linguagem de programação é ofertada a estudantes

Escolas da rede pública interessadas em participar podem entrar em contato com o Campus Aquidauana do IFMS
por Laura Silveira publicado: 11/05/2022 09h09 última modificação: 11/05/2022 13h17
  • Oficina é ofertada gratuitamente a estudantes da rede pública - Foto: Campus Aquidauana

• Previsão é atender até 500 estudantes de escolas da região - Foto: Campus Aquidauana

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está ofertando uma oficina sobre linguagem de programação para estudantes da rede pública municipal e estadual.

A atividade integra as ações do projeto ‘Crianças Pantaneiras aprendendo Programação’, de promoção à iniciação tecnológica, contemplado no Edital n° 01/2021 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A equipe é formada pelos professores do IFMS Marcia Cristaldo e Sidney de Souza, além de oito estudantes bolsistas de cursos técnicos integrados e de graduação.

“A linguagem de programação sempre foi um tema difícil de ser ensinado, devido à didática estabelecida por profissionais da área. Essa iniciativa é o pontapé inicial para quem quer começar a aprender", ressalta a professora Marcia Cristaldo.

“A linguagem de programação sempre foi um tema difícil de ser ensinado, devido à didática estabelecida por profissionais da área. Essa iniciativa é o pontapé inicial para quem quer começar a aprender. Atualmente, saber uma linguagem de programação é um diferencial para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho nesta área”, ressalta Marcia.

Na oficina, os estudante aprendem sobre os conceitos de programação, programar cálculos de forma automatizada e mensagens que serão enviadas ao monitor, entre outros tópicos, com o uso da plataforma Arduíno. Isso possibilita o desenvolvimento de habilidades relacionadas à lógica, programação, elétrica, eletrônica e automação.

Além de ser aluno matriculado entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio da rede pública de Aquidauana, o outro requisito para participar da oficina é fazer previamente o curso a distância de Introdução à Lógica de Programação com Arduíno, disponível gratuitamente na plataforma de cursos livres do IFMS.

Ofertada desde abril, a atividade é oferecida gratuitamente nas escolas ou no próprio Campus Aquidauana do IFMS. De acordo com a docente, a previsão é atender até 500 estudantes até dezembro.

As escolas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo e-mail .

• Estudantes aprendem sobre Arduíno e sua programação, entre outros temas - Foto: Campus Aquidauana

• Escolas interessadas em participar podem entrar em contato com o IFMS - Foto: Campus Aquidauana

Professores - Em março, o Campus Aquidauana também iniciou a oferta de um curso de formação em Arduíno, de nível intermediário, para professores. Oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visa promover a iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada no ensino básico.

"A ideia é que esses professores façam o curso, e depois levem esse conhecimento às escolas. Assim, a gente consegue aumentar o público que entenda e conheça o Arduíno e sua programação. Além disso, também estamos doando para as escolas três kits de Arduíno, para aquelas que apresentarem um projeto que o utilize", explica Marcia.

Com carga horária total de 40 horas, o público-alvo são professores do ensino básico. O curso ainda está em andamento e com inscrições abertas. Interessados devem ser inscrever no formulário eletrônico.

“A próxima etapa prevista é a oferta de uma oficina com conteúdo mais avançado para estudantes e professores. Aqueles que desejarem participar deverão concluir primeiramente o curso nível intermediário de Lógica de Programação com Arduíno, ofertado a distância pelo IFMS”, informa.

Programação com Arduíno - Ambos cursos citados pela professora Marcia são gratuitos e estão disponíveis na plataforma de cursos livres do IFMS para qualquer pessoa interessada no tema. São eles:

• Introdução à Lógica de Programação com Arduíno – carga horária: 30 horas
  • Lógica de Programação com Arduíno: Nível Intermediário – carga horária: 40 horas

Os cursos são ofertados a distância e sem tutoria. Aqueles que se inscreverem no ciclo referente ao primeiro semestre deverão concluir a formação até 30 de junho.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .