Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital do Auxílio Monitoria para o 2º semestre

Publicado edital do Auxílio Monitoria para o 2º semestre

São ofertadas 156 vagas nos dez campi do IFMS, para estudantes do ensino técnico e graduação. Inscrições vão de 9 a 17 de agosto
por Osvaldo Sato publicado: 05/08/2022 10h10 última modificação: 05/08/2022 10h10

Foi publicado na quinta-feira, 4, o edital da seleção de estudantes dos cursos técnicos e de graduação dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para atuarem como monitores no segundo semestre letivo.

São ofertadas 156 vagas no Programa de Auxílio Monitora, com previsão de concessão de auxílio financeiro aos discentes selecionados.

Os contemplados desenvolverão atividades de monitoria durante oito horas semanais. O auxílio mensal vai de R$ 150, para alunos do ensino técnico, a R$ 300, para estudantes do ensino superior.

O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção. No endereço também é possível consultar o quadro de vagas.

Inscrições – Poderão ser feitas entre os dias 9 e 17 de agosto, na Página do Candidato. O interessado deverá escolher apenas um campus/área/turno, bem como anexar o comprovante de dados bancários.

Além de estar cursando, no mínimo, o 2º período, o estudante precisa ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida e possuir compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora.

O candidato não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente e nem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

Há possibilidade de acadêmicos de graduação se inscreverem para vaga de monitoria em curso técnico, desde que tenham sido aprovados em unidade curricular com ementa compatível com a unidade curricular da monitoria pretendida, conforme critérios estabelecidos no  Art. 77 do Regulamento da Organização Didático-pedagógica do IFMS (ROD).

Seleção – Será realizada em duas etapas pelo diretor de ensino do campus, coordenador de curso/eixo e docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor-orientador da monitoria.

A primeira etapa é uma entrevista, prevista para ocorrer entre 19 a 26 de agosto. Nela serão avaliados a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura.

A outra nota virá do Coeficiente de Rendimento (CR), considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante concorre.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, respectivamente.

Programa – A monitoria é uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos da instituição.

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação.