Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado resultado das bancas de heteroidentificação

Exame de Seleção 2023

Publicado resultado das bancas de heteroidentificação

Resultado preliminar da seleção para ingresso em cursos técnicos integrados do IFMS está previsto para 14 de dezembro
por Juliana Aragão publicado: 06/12/2022 08h41 última modificação: 06/12/2022 08h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na segunda-feira, 5, o resultado preliminar da verificação de heteroidentificação do Exame de Seleção 2023, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados da instituição.

Entre os dias 8 e 30 de novembro, os candidatos beneficiários de ação afirmativa autodeclarados pretos e pardos passaram por bancas, destinadas a verificar a veracidade da autodeclaração.

Aqueles que tiveram a verificação indeferida poderão interpor recurso nesta terça e quarta-feira, 6 e 7. Para isso, deverão seguir as orientações do item 4 do edital com o resultado da banca.

Candidatos com a autodeclaração indeferida ou declarados ausentes deixarão de concorrer às vagas reservadas aos pretos e pardos, sendo reclassificados.

Próximas etapas – A divulgação do resultado preliminar do Exame de Seleção 2023 está prevista para o próximo dia 14, na Central de Seleção. O resultado final e a primeira chamada serão publicados em 21 de dezembro.

Os candidatos convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula entre 9 e 13 de janeiro. A segunda chamada e a lista de espera estão previstas para o dia 19 do mesmo mês, com matrículas e manifestação de interesse nas vagas da lista de espera de 23 a 27.

As aulas terão início no dia 7 de fevereiro, de acordo com os calendários letivos de 2023.

Exame de Seleção 2023 – Foram ofertadas 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi do IFMS, para os cursos técnicos integrados em Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior.

No total, 2.917 candidatos fizeram a prova escrita no dia 23 de outubro, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O índice de abstenção foi de 14,63%.

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o Instituto Federal deve ser feito pelo e-mail