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Semict 2022

Seminário reúne pesquisas da graduação em Campo Grande

Evento, que voltou a ser realizado presencialmente depois de dois anos, reuniu 97 trabalhos de acadêmicos do IFMS
por Paulo Gomes publicado: 23/11/2022 16h54 última modificação: 28/11/2022 17h05
  • Estudantes apresentaram trabalhos no saguão do auditório B da UCDB - Foto: Ascom/IFMS

  • Reitora Elaine Cassiano participou da abertura do evento - Foto: Gleico Oliveira/IFMS

  • Semict foi realizado presencialmente após dois anos de edições virtuais por conta da pandemia - Foto: Gleico Oliveira/IFMS

  • Palestras também fizeram parte da programação do seminário científico - Foto: Gleico Oliveira/IFMS

Realizado de forma virtual nos últimos dois anos devido à pandemia, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) voltou a ser presencial, reunindo estudantes dos dez campi da instituição nessa segunda e terça-feira, 21 e 22, em Campo Grande. Dos 100 trabalhos inscritos, 97 foram apresentados.

O seminário - que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS - é um evento no qual os estudantes de graduação, participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, apresentam as pesquisas realizadas durante o ano. Os trabalhos são avaliados considerando a elaboração do banner pelo participante, bem como as informações contidas no resumo expandido. A análise é feita por avaliadores internos e externos.

"É uma experiência muito válida para os estudantes, foi muito importante retornarmos às atividades presenciais do evento”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe de Oliveira.

“Em relação aos anos anteriores, em que houve a pandemia, nós tivemos que reformular e resgatar o último Semict presencial, realizado em 2019, durante a SCT [Semana de Ciência e Tecnologia]. É uma experiência muito válida para os estudantes, foi muito importante retornarmos às atividades presenciais do evento”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe de Oliveira.

Segundo a diretora de Pesquisa do IFMS, Roselene Oliveira, o seminário é o início da vida acadêmica dos estudantes enquanto pesquisadores. “Eu os chamo de futuros pesquisadores. É um incentivo para conhecerem o mundo da pesquisa e o início da carreira profissional e trajetória acadêmica. Esse evento é o momento em que o estudante consegue se enxergar realmente como pesquisador”, destaca.

O coordenador do Semict, Angelo Lourenço, explica que a meta para o próximo ano é aumentar o número de trabalhos participantes. E destaca, nos últimos anos, a evolução na qualidade dos trabalhos.

“Conseguimos trazer os estudantes e manter a média de trabalhos, o que para nós é uma satisfação. A meta agora é ampliar para o ano que vem. Os estudantes quiseram vir para a capital e superaram dificuldades para mostrar seus trabalhos. O IFMS evoluiu, temos trabalhos bem mais elaborados e fundamentados este ano”, afirma.

Para o ano que vem, a meta é chegar a 150 trabalhos, com bolsas de fomento para os estudantes participantes. “Nós começamos a aumentar o número de bolsas de graduação desde o início da pandemia, como estratégia de fomento. Isso vai exigir de nós uma organização ainda maior", planeja o pró-reitor.

Além de apresentarem os trabalhos que desenvolvem, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir palestras, visitar espaços temáticos e participar de encontros com grupos de pesquisa.

  • Lucinéia da Silva, estudante do curso de Agronomia, ofertado pelo Campus Ponta Porã - Foto: Ascom/IFMS

  • Anderson Rios, estudante do curso de Agronomia, ofertado pelo Campus Ponta Porã - Foto: Ascom/IFMS

  • Deivid Weslley da Silva, estudante de Redes de Computadores, ofertado pelo Campus Aquidauana - Foto: Ascom/IFMS

  • Ana Carolina dos Santos, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, ofertado pelo Campus Jardim - Foto: Ascom/IFMS

  • Matheus Comparotto, estudante de Sistemas para a Internet, ofertado pelo Campus Aquidauana - Foto: Ascom/IFMS

Estudantes - A retomada do evento e das atividades de ensino no formato presencial permitiu trocas de experiências e facilitou o aprendizado, na avaliação dos estudantes.

“Durante a pandemia, aprendemos muito pouco. Agora estamos aqui apresentando nosso trabalho, em que analisamos o potencial de produção de etanol do milho safrinha nas condições de Mato Grosso do Sul e vimos qual a forma mais indicada para nossa região”, explica Lucinéia da Silva, estudante de Agronomia, do Campus Ponta Porã.

“Foi muito bom esse retorno às atividades presenciais, porque a teoria é importante, mas é a prática que nos dá o diferencial para nos destacarmos no mercado. A gente teve a noção, por exemplo, de como plantar milho, e pudemos ver todo o desenvolvimento, do plantio à colheita”, explica Anderson Rios, também estudante de Agronomia em Ponta Porã.

“É muito legal apresentar a pesquisa para alguém que não é da área e trocar ideias com quem é da área”, diz Matheus Comparotto, estudante de Tecnologia em Sistemas para a Internet, do Campus Aquidauana

“Está muito mais fácil participar este ano. Para mim, melhorou porque eu não consigo aprender no on-line. Aprendo melhor com o professor na minha frente. Meu desempenho escolar melhorou muito”, diz Deivid Weslley da Silva, estudante de Redes de Computadores, do Campus Aquidauana.

“Estou muito feliz de estar aqui participando, ouvindo opiniões externas sobre o meu trabalho e recebendo críticas construtivas para melhorar”, comemora Ana Carolina Ribeiro dos Santos, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, ofertado pelo Campus Jardim.

“Apresentar a pesquisa presencialmente é muito melhor do que on-line. Estou ganhando conhecimento e experiências e curtindo bastante a dinâmica. É muito legal apresentar para alguém que não é da área e trocar ideias com quem é da área”, diz Matheus Comparotto, estudante de Tecnologia em Sistemas para a Internet, do Campus Aquidauana

Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, com a avaliação realizada.

O contato com a Comissão Organizadora do Semict deve ser feito pelo e-mail da Diretoria de Pesquisa: .