Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Trabalhos do IFMS são premiados em eventos científicos

Ciência e Tecnologia

Trabalhos do IFMS são premiados em eventos científicos

Premiação foi concedida a projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos técnicos integrados da instituição
por Laura Silveira publicado: 11/11/2022 11h13 última modificação: 17/11/2022 16h15
  • Estudante Mariana Lopes foi premiada na Fetec por projeto sobre transtorno do espectro autista - Foto: Cleyton Lutz

  • Trabalho ‘Autismo por outra lente’ conquistou o primeiro lugar na área de Linguística, Letras e Artes - Foto: Arquivo Pessoal

  • Diversos trabalhos desenvolvidos no IFMS foram premiados no evento - Foto: Arquivo Pessoal

Em 2022, mais uma vez o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi premiado em eventos científicos, graças a projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos técnicos integrados de nível médio, sob orientação dos professores da instituição.

Na 12ª edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), realizada no fim de outubro, em Campo Grande, 20 trabalhos foram classificados nas primeiras colocações, de acordo com as áreas do conhecimento, tanto no evento geral quanto na I Fetec Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), além de prêmios na nova categoria Maker (específica para projetos com protótipos e/ou produtos com o foco em inovação e aplicações práticas).

Confira a lista dos principais prêmios recebidos pelo IFMS na Fetec MS

As conquistas do projeto "Autismo por outra lente", por exemplo, incluem o primeiro lugar da área de Linguística, Letras e Artes, a publicação de artigo em revista científica e o credenciamento para a edição 2023 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

"Antes de entrar no IFMS não me via como uma pesquisadora, não me via com a capacidade de ajudar a comunidade nesse nível. Depois você vê que isso é possível, mesmo sendo adolescente, e estando no ensino médio”, ressalta a estudante Mariana, premiada na Fetec MS.

E isso foi possível graças à motivação pessoal da estudante do curso técnico integrado em Mecânica do Campus Campo Grande, Mariana Vargas Lopes, 15, em registrar o cotidiano da própria família, buscando, assim, contribuir para uma sociedade com mais inclusão.

“Meu projeto consiste num e-book de fotografia documental do cotidiano de uma família atípica, mais especificamente, de um menino com autismo, meu irmão mais novo. Busco disseminar informações sobre o transtorno do espectro autista e trabalhar a conscientização da população em relação ao tema, para assim ajudar na criação de uma sociedade mais inclusiva. É muito gratificante receber prêmios por um trabalho que vem do fundo do meu coração, no qual coloquei tanto esforço””.

O e-book está disponível gratuitamente on-line.

Para ela, descobrir-se uma pesquisadora ainda no ensino médio só foi possível por estudar no Instituto Federal.

“Uma das minhas maiores aprendizagens com esse projeto foi perceber como temos o poder de mudar nossa realidade. Antes de entrar no IFMS não me via como uma pesquisadora, não me via com a capacidade de ajudar a comunidade nesse nível. Depois de um empurrãozinho dos professores e da instituição, você vê que isso é possível, mesmo sendo adolescente, e estando no ensino médio”.

Iniciação científica – A professora de Português/Inglês do Campus Campo Grande, Leticia Cavalcante, é a orientadora do projeto. Ela ressalta os benefícios que a iniciação científica promove na formação dos estudantes.

“A iniciação científica permite aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos, além de possibilitar que eles pensem em propostas de intervenção e de colaborar com a sociedade, por meio do conhecimento científico produzido dentro da instituição”, aponta a professora Leticia Cavalcante.

“A iniciação científica permite aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos, além de possibilitar que eles pensem em propostas de intervenção e de colaborar com a sociedade, por meio do conhecimento científico produzido dentro da instituição”.

Especificamente em relação à participação em eventos científicos, a docente acredita que isso também impacta positivamente no percurso acadêmico dos alunos de diversas formas, possibilitando a eles uma ampliação do conhecimento, e contato com outros pesquisadores.

Dar visibilidade ao IFMS é outro aspecto ressaltado por ela. “Quando um aluno participa de eventos, está levando o nome da instituição para fora, mostrando que dentro do IFMS são produzidas muitas pesquisas com grande relevância para a sociedade. Se um projeto é premiado, também é um reconhecimento do trabalho que é feito dentro do Instituto”, finaliza.

  • Projeto ‘Otto: Robo Autônomo’ foi um dos premiados do Campus Aquidauana - Foto: Arquivo Pessoal

  • O trabalho é desenvolvido por quatro estudantes, sob orientação da professora Marcia Cristaldo - Foto: Arquivo Pessoal

  • O prêmio foi o primeiro lugar em Ciências Humanas pela Fetec Fundect - Foto: Arquivo Pessoal

Outras premiações  "Otto: Robo Autônomo" foi o primeiro colocado em Ciências Humanas pela Fetec Fundect, além de receber um certificado de menção honrosa da Superintendência de Gestão de Pessoas de Mato Grosso do Sul.

“Este momento será inesquecível para todos nós. Posso dizer com muito orgulho que nosso projeto tem crescido a cada dia que passa, dentro do laboratório e sendo inserido nas escolas”, comemora a estudante Giovanna Araújo, premiada pelo trabalho 'Otto: Robo Autônomo'.

Sob a orientação da professora Marcia Ferreira Cristaldo, o trabalho é desenvolvido pelos estudantes do Campus Aquidauana, Giovanna de Castro Araújo, 16, Isabelle de Arruda, 16, Pedro Henrique Corrêa, 17, e Luiz Eduardo Cavalheiro, 18.

Segundo Giovanna, que está no 4º semestre do curso técnico integrado em Edificações, é extremamente gratificante para a equipe receber um prêmio como esse. Para isso, o apoio do campus foi imprescindível.

“Este momento será inesquecível para todos nós. O Otto é um robô educativo, com o principal intuito de ensinar a robótica básica para crianças e adolescentes de escolas públicas. Posso dizer com muito orgulho que nosso projeto tem crescido a cada dia que passa, dentro do laboratório e sendo inserido nas escolas”, comemora.

  • Projeto desenvolvido no Campus Nova Andradina conquistou 1º Lugar de Ciências Agrárias - Foto: Arquivo Pessoal

  • Natã Carrion (à esquerda) avalia como muito positiva a particição na Fetec MS - Foto: Arquivo Pessoal

"Produtividade e variação genotípica da mandioca como fonte de ferro, zinco e selênio para a alimentação humana" foi outro projeto do Instituto Federal premiado na classificação da Fetec Fundect, com o 1º Lugar de Ciências Agrárias.

“O trabalho visa identificar genótipos que possam contribuir para produção do estado e que possam conter boas capacidades nutritivas com relação a Ferro, Zinco e Selênio, evitando problemas que podem ser causados pela deficiência dos mesmos”, explica um dos participantes do trabalho, o estudante Natã de Souza Carrion, 17, do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Nova Andradina.

Ele avalia como muito positiva a experiência de participar do evento. “Apresentar o projeto na Fetec contribui muito para meu desenvolvimento, não só pessoal, mas também profissional.  Ganharmos o prêmio tornou o evento mais extraordinário ainda e foi motivo de muita felicidade, pois saber que seu esforço foi reconhecido traz aquele sentimento de gratidão e satisfação”.

A equipe do trabalho conta ainda com os estudantes Carlos Eduardo Azevedo, Marco Antonio Polatto e Polliany Vitória Mendes, sob orientação do professor Elcio Ferreira dos Santos.

Fetec MS – A relação de todos os trabalhos premiados no evento está disponível no site da Fetec MS.

Vários outros projetos do IFMS receberam premiações especiais no evento, como menções honrosas. No total, 49 projetos desenvolvidos nos dez campi da instituição foram apresentados na Fetec por 111 alunos.

Mostratec – Também no fim do mês passado, o trabalho "Películas Biodegradáveis à Base de Quitosana e Pseudocaule de Bananeira" foi premiado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo/RS.

O evento reúne projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio.

  • Projeto desenvolvido por Maria Carolina Miranda de Jesus foi premiado na Mostratec - Foto: Arquivo Pessoal

  • Trabalho sobre película biodegradável ficou em 4° lugar na categoria Bioquímica e Química - Foto: Arquivo Pessoal

  • Delegação do IFMS no evento contou com 12 estudantes e três professores - Foto: Arquivo Pessoal

O projeto do IFMS premiado no evento foi apresentado por Maria Carolina Miranda de Jesus, 19, que já concluiu o curso técnico integrado em Informática no Campus Corumbá. Foi orientado e coorientado pelos docentes Rogers Espinosa de Oliveira e Deisy dos Santos Freitas, respectivamente.

A premiação foi o 4° lugar na categoria Bioquímica e Química, além de publicação em uma revista científica. 

Como o próprio nome do trabalho indica, o resultado foi o desenvolvimento de uma película biodegradável semelhante ao plástico convencional, tendo como como base o pseudocaule de bananeira, uma matéria rica em celulose, e a quitosana, uma substância extraída a partir da quitina encontrada na carapaça dos crustáceos. O objetivo principal é contribuir para a diminuição da poluição.

“O plástico convencional, derivado do petróleo, leva mais de 100 anos para degradar na natureza, gerando um grande acúmulo desse material e causando vários problemas no meio ambiente. A melhor alternativa é a produção de plásticos biodegradáveis que possam substituir o convencional e que tenham capacidade de degradar em menos tempo", explica Maria.

Além deste, o IFMS foi representado no evento por outros cinco projetos, desenvolvidos nos campi Corumbá, Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas. A delegação da instituição no evento contou com 12 estudantes e três professores.

Principais prêmios na Fetec MS

XII FETEC MS
Campus Trabalhos Estudantes

Orientadores/
Coorientadores

Premiação
Campo Grande Autismo por outra lente Mariana Vargas Lopes Leticia Barbosa da Silva Cavalcante 1º Lugar - Linguística, Letras e Artes
Campo Grande Letramento Literário no Ensino Médio Integrado: diálogos entre o clássico e a literatura de massa Nicolas dos Santos Sá, Thales Partel Balduino Oliveira Flavio Amorim da Rocha 3º Lugar - Linguística, Letras e Artes
Campo Grande Guia Digital de Internacionalização: possíveis caminhos inclusivos para estudantes de Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Luis Guilherme Miranda Spengler, Natanael Ribeiro Teixeira, Raquel Braiani Pinheiro Fernanda Belarmino de Santana Scaini 4º Lugar - Linguística, Letras e Artes
Nova Andradina Análise das diferentes combinações de substratos orgânicos no crescimento vegetativo de manjericão (Ocimum basilicum L.) Vitor Manoel Ferreira Lima, Vitor Ulisses Gavilan dos Santos, Natanael Fernandes Siqueira Ricardo Pini Caramit e Reginaldo Aparecido Barbosa 1º Lugar - Ciências Agrárias
Campo Grande Determinação da resistência mecânica à tração de produtos impressos em 3D Lana Sthefany Araújo Monção, Vinicius Gabriel Nogueira Matheus Piazzalunga Neivock 2º Lugar - Engenharias
Jardim Estudo de caso do marketing por trás do sucesso do BTS Giovanna Siqueira Salazar Camila Yumi Koike 3º Lugar - Ciências Sociais Aplicadas
Aquidauana IARA – Inteligência Artificial em Rios para previsão de Alagamentos Marcella Hernandes De Souza, Julia Figueiredo Silva, Maria Eduarda Dau Lima Marcia Ferreira Cristaldo e Sidney Roberto de Sousa 1º Lugar - Ciências Exatas e da Terra
Três Lagoas Instrumento eletrônico didático para o ensino da Matemática para alunos com transtorno do espectro autista Bruno Silveira Pavlack, Cristiano Andrade, Gustavo Henrique Antunes dos Santos Diogo Ramalho de Oliveira 3º Lugar - Ciências Exatas e da Terra
I FETEC MAKER
Campo Grande Desenvolvimento de ferramenta web e modelos didáticos lúdicos e inclusivos como recursos metodológicos incentivadores da permanência e do êxito de estudantes da educação básica Jorge Henrique Genoves Alves Avelino Regia Maria Avancini e Celio Gianelli Pinheiro 2º Lugar 
Campo Grande Difusão da cultura Maker e sua aplicação na Química  Clara Mudo de Araujo Rhasla Ramos Abrao e Tatiane Alfonso De Araujo 3º Lugar
I FETEC FUNDECT
Aquidauana Otto: Robo Autônomo Isabelle Almeida De Arruda, Giovanna Araujo, Pedro Henrique da Silva Correa, Luiz Eduardo Benedito Cavalheiro Marcia Ferreira Cristaldo 1º Lugar - Ciências Humanas
Coxim Produção de vídeos e podcasts para a exposição de conteúdos de filosofia em metodologias ativas Matheus Felipe Ferreira, Yasmim Pereira de Oliveira, Giovanna Fátima de Britto Vieira, Paulo Márcio Souza Souto Paiva Luciano Vorpagel da Silva 3º Lugar - Ciências Humanas
Nova Andradina Produtividade e variação genotípica da mandioca como fonte de ferro, zinco e selênio para a alimentação humana Carlos Eduardo Xisto Azevedo, Marco Antonio Gomes Polatto, Natã De Souza Carrion, Polliany Vitória dos Santos Mendes Elcio Ferreira dos Santos 1º Lugar - Ciências Agrárias
Naviraí Previsão de produtividade de soja no Mato Grosso do sul por aprendizagem de máquina Gabriela Marins dos Santos Guilherme Botega Torsoni e Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido 2º Lugar - Ciências Agrárias
Nova Andradina Avaliação da qualidade dos solos urbanos para arborização em Taquarussu-MS Carolina Stefani Araujo da Silva, Graziele dos Reis Galvão, Vitória Assis da Silva Wagner Henrique Moreira e Mateus Augusto Donega 3º Lugar - Ciências Agrárias
Campo Grande Implementando alternativas tecnológicas para o esporte e atividade física  Ana Gabriela Silva Barbosa, Kayky Torres Esteves, Jackeline Nogueira Santos, Mary Grazielly Ferreira Cardoso Fabricio Cesar De Paula Ravagnani e Matheus Piazzalunga Neivock 1º Lugar - Ciências da Saúde
Campo Grande Práticas corporais no Ensino Médio: Um estudo sobre gênero e desempenho acadêmico na prática do futebol no IFMS-CG Vinicius de Menezes Bretschnaide, Kamily Dorileu Nantes, Ana Beatriz de Araujo Leite Luis Eduardo Moraes Sinesio 2º Lugar - Ciências da Saúde
Nova Andradina Caracterização da agricultura urbana na cidade de Nova Andradina – MS: Quem são, onde estão, o que pensam? Caio Hygino Perlin de Lima, Yasmim Fraga Cruz, Bruna Fontes de Oliveira, Maria Luiza Passos Barbosa de Moraes Matheus Vanzela e Brenda Pavao Garcez 2º Lugar - Ciências Sociais Aplicadas
Naviraí Síntese de Poliuretanas Para Emprego em Biomateriais a Partir de Extrativos de Urucum (Bixa orellana) Maria Luiza Pinto, Emanuelly Cristina Bispo Rosangela da Silva Lopes e Cristiane Winck Hortelan 1º Lugar - Ciências Exatas e da Terra
Nova Andradina Obtenção de Biodiesel a partir das sementes de Cagaita (Eugenia dysenterica DC.): Uma alternativa para a produção de biocombustível  Amanda Maria da Silva Fonseca, Yasmin Alves de Almeida Silva, João Manuel Hernandes Dorce Domingues, Maria Luiza Medeiros de Souza Rafael Cardoso Rial 2º Lugar - Ciências Exatas e da Terra