Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Última semana para pedidos de isenção da inscrição

EXAME DE SELEÇÃO 2023

Última semana para pedidos de isenção da inscrição

Candidatos de escolas públicas ou que apresentem o CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa até 23 de setembro
por Laura Silveira publicado: 16/09/2022 09h21 última modificação: 16/09/2022 09h21

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo dia 23 de setembro os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2023, que oferta 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Conforme o Edital 061/2022, que traz todas as regras do processo seletivo, podem solicitar a gratuidade os candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9° ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).  

Para isso, no ato da inscrição na Página do Candidato, ao escolher o local (campus) e a opção (curso e o turno), no campo "Escolha a forma de inscrição", deve optar por "Isento". Ainda, é necessário realizar o upload do comprovante no próprio sistema de inscrição, sendo permitido apenas um arquivo, nos formatos PDF, JPG ou PNG.

A divulgação preliminar dos pedidos de isenção será divulgada em 27 de setembro, com prazo de dois dias para recurso. Aqueles que tiverem o pedido de isenção indeferido (não concedido) deverão efetuar normalmente o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 20, até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

Ainda tem dúvidas de como se inscrever para o Exame de Seleção 2023? Então confira o passo a passo de como efetuar a inscrição ou assista o vídeo tutorial abaixo:

Cursos – Os cursos integrados permitem que o estudante tenha a formação técnica de maneira articulada ao ensino médio. São oferecidos gratuitamente pelo IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As opções para ingresso em 2023 são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. Você pode entender melhor o ensino técnico integrado do IFMS acessando a matéria publicada sobre o assunto.

Exame de Seleção – As inscrições vão até 5 de outubro e devem ser feitas pela Página do Candidato. Para participar, é necessário que o interessado possua Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, em janeiro do ano que vem. 

Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Para aqueles que não tem têm direito à isenção, o valor da taxa de inscrição é de R$ 20, e deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU).

IMPORTANTE: só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas. Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão dela, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Metade das 1.670 vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve se atentar ao edital de abertura, publicado na Central de Seleção

Prova – Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde são ofertadas as vagas. O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático da prova. 

A previsão é de que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro. 

Acesse a página do Exame de Seleção 2023 e fique por dentro de todas as informações sobre a prova. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail

Quadro de Vagas

Município Curso Turno*
Vagas
Aquidauana


Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande

Técnico em Administração [NOVO] Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Mecânica Matutino 40
Vespertino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Matutino 40
Técnico em Aquicultura Matutino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Vespertino 40
Dourados Técnico em Administração [NOVO] Matutino 80
Vespertino 40
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 40
Jardim Técnico em Edificações Matutino 35
Técnico em Informática Matutino 35
Naviraí Técnico em Agricultura Matutino 80
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.