Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Últimos dias de inscrição para cursos de mestrado

Pós-Graduação

Últimos dias de inscrição para cursos de mestrado

São ofertadas 14 vagas para os cursos de Bioenergia e Grãos e de Tecnologia de Alimentos, via parceria com IFGoiano. Inscrições até quinta-feira, 24
por Laura Silveira publicado: 22/03/2022 09h24 última modificação: 24/03/2022 08h44

Termina nesta quinta-feira, 24, o prazo de inscrições no processo seletivo que abriu 14 vagas em cursos de mestrado profissional destinados a servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e público externo. A oferta é viabilizada via acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

São 12 vagas para o curso de Bioenergia e Grãos, sendo sete para o público externo, quatro para servidores do IFMS e uma reservada a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou Pessoa com Deficiência (PCD).

Para o mestrado profissional em Tecnologia de Alimentos, são oferecidas duas vagas, sendo uma pela ampla concorrência e a outra por ação afirmativa (cotas).

Os interessados devem ter diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos terão início em abril, com aulas presenciais nos campi do IFMS em Coxim (Tecnologia e Alimentos) e Nova Andradina (Bioenergia e Grãos).

Inscrições - Devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site do IFGoiano, no qual está publicado o edital de abertura do processo seletivo e seus anexos.

No ato da inscrição, devem ser anexados os seguintes documentos digitalizados:

• formulário de inscrição preenchido;
  • uma foto 3x4;
  • diploma e histórico escolar de graduação ou curso tecnológico de nível superior;
  • RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • carta de intenção;
  • Currículo Lattes atualizado, comprovantes e formulário de autoavaliação; e
  • projeto de pesquisa (apenas para o curso de Bioenergia e Grãos).

Ainda no caso do curso de Bioenergia e Grãos, os servidores do IFMS deverão comprovar o vínculo empregatício.

Seleção - Entre as etapas previstas estão análise dos documentos apresentados na inscrição, entrevista e defesa do projeto de pesquisa, dependendo do programa de pós-graduação.

A previsão é que a lista de inscrições homologadas seja divulgada na sexta-feira, 25. Entre os dias 28 e 30 de março, serão realizadas as análises dos projetos/cartas de intenção e entrevistas.

O resultado final da seleção está previsto para 1º de abril, com matrículas entre 5 e 8. As aulas terão início em 11 de abril.

Dúvidas devem ser encaminhadas aos e-mails  (Bioenergia e Grãos) e (Tecnologia de Alimentos).

* Texto atualizado às 8h44 de 24/03/2022 para inclusão de informação sobre modalidade do curso e locais das aulas.