Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta seleção para concessão de auxílios estudantis

Aberta seleção para concessão de auxílios estudantis

Seleção visa formar cadastro de reserva de alunos veteranos para continuidade a benefícios ofertados por meio de editais de assistência estudantil em 2022
por Osvaldo Sato publicado: 03/01/2023 08h30 última modificação: 03/01/2023 08h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 2, o edital de abertura da seleção de estudantes veteranos para a continuidade da concessão de auxílios do Programa de Assistência Estudantil, nas modalidades Permanência, Transporte, Moradia Estudantil, Indígena e Quilombola, e Alimentação.

O Edital nº 01/2023 e seus anexos estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Podem participar da seleção alunos de cursos técnicos e de graduação presenciais que foram anteriormente selecionados nos editais nº 09/2022 e nº 56/2022.

O estudante deverá, ainda, estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais, durante o período de vigência dos auxílios; não pode estar cursando apenas Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou Atividade Complementar; não pode apresentar mais de duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior. Por fim, deve comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio (conforme Anexo I).

Os contemplados receberão benefícios mensais, que variam de R$ 80 a R$ 300, no período de março a dezembro de 2023.

Inscrições - Devem ser feitas de 10 de janeiro a 26 de fevereiro.

Para se inscrever, o estudante deve preencher o formulário na Página do Candidato na Central de Seleção; atualizar o Questionário Socioeconômico; e realizar o upload do Anexo I preenchido e assinado, assim como de toda a documentação disposta no item 1.3 do Anexo II, caso a renda familiar per capita tenha sofrido alteração.

Os documentos digitais devem atender aos seguintes requisitos: formato PDF ou de imagem (JPEG ou PNG); estar legível e  apresentar de forma completa as informações solicitadas.

No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher quais auxílios irão optar pela continuidade no ano de 2023, dentre as modalidades ofertadas pelo campus em que estão matriculados.

Para isso, é necessário que se enquadrem nos requisitos solicitados e também observem os critérios de análise que serão utilizados durante a avaliação do processo seletivo.

Os estudantes deverão se inscrever para os auxílios aos quais foram contemplados nos editais anteriores citados. Caso tenham interesse em outros auxílios, deverão aguardar publicação do edital que prevê abertura de novas vagas.

Para os candidatos que não tiverem acesso a computadores e à internet, serão disponibilizados computadores nos campi, durante o período de inscrição.

Em caso de  dúvidas, estas poderão ser encaminhadas de forma on-line (via Fale Conosco) até as 16 horas do dia 24 de fevereiro.

Cronograma - A publicação da lista de inscritos  está prevista para 27 de fevereiro.

Após análise, o resultado preliminar deve ser divulgado em 14 de março. O período para interposição de recursos será nos dias 15 e 16, com o resultado final sendo disponibilizado no dia 20 de março.

Os auxílios ficarão vinculados ao período de concessão dos recursos orçamentários destinados à assistência estudantil pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Para mais informações, acesse a página do Política de Assistência Estudantil no IFMS.