Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para Programa de Iniciação à Docência

Ensino

Abertas inscrições para Programa de Iniciação à Docência

São ofertadas 13 bolsas nos campi Coxim e Jardim, para estudantes dos cursos de licenciatura. Prazo vai até dia 17
por Cleyton Lutz publicado: 10/02/2023 07h35 última modificação: 10/02/2023 07h35

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital de abertura do processo seletivo para seu Programa de Auxílios de Iniciação à Docência da instituição (PIBID). O documento está publicado na Central de Seleção

Foram abertas 13 vagas para acadêmicos de graduação dos cursos de licenciatura em Computação e Química, ofertados nos campi Jardim e Coxim, respectivamente. 

O edital n.º 11/2023, válido para o ano de 2023, é uma ação institucional que busca fortalecer da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da educação básica aos estudantes do Instituto Federal. 

O programa prevê se destina tanto aos estudantes bolsistas, que terão uma retribuição financeira sob a forma de auxílio, quanto para os não-bolsistas, que não terão nenhuma compensação financeira pelo exercício das atividades.

Os bolsas oferecidas possuem valor mensal de R$ 400 e serão pagas entre março e dezembro.

Requisitos – Para participar do processo seletivo, tanto o professor-orientador quanto o estudante interessado devem obedecer aos seguintes requisitos. Para o docente:

  • ser professor de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado;
  • ter projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino de seu campus (Anexo 1);
  • dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, comprometendo-se a orientar o estudante bolsista ou não bolsista em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas;
  • não se afastar da instituição, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio.

Já para o discente, é necessário:

  • estar regularmente matriculado em curso de licenciatura do Instituto Federal e não estar matriculado no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho;
  • declarar a existência de compatibilidade de horário entre as suas atividades acadêmicas e as atividades propostas no seu Plano de Atividades;
  • providenciar os documentos necessários para inscrição;
  • não possuir outra modalidade de bolsa, exceto auxílio que objetive a permanência do estudante;
  • não ter sido penalizado em Processo Disciplinar do Estudante;
  • não estar em débito com nenhum dos programas geridos pela instituição ou por agência de fomento externa.

Inscrições – Devem ser feitas até 17 de fevereiro, pela Página do Candidato. Para isso são necessários os seguintes documentos:

  • requerimento de Inscrição preenchido (Anexo 2);
  • plano de Atividades elaborado de acordo com o projeto de Iniciação à Docência do professor-orientador (Anexo 3);
  • termo de compromisso do orientador e do estudante preenchido (Anexo 4);
  • justificativa de Inscrição de, no máximo, uma lauda redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, no qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no PIBID do IFMS.

Seleção – Será realizada em duas etapas. A primeira é a análise documental (de caráter eliminatório), onde serão observadas o atendimento às condições de participação e justificativa de inscrição.

Já a segunda etapa (de caráter classificatório) consistirá em uma entrevista, em data e horário previamente divulgada, sobre temas elevantes para o exercício das atividades.

A nota final do estudante será composta pelo somatório da nota atribuída na primeira etapa junto com a média das notas da entrevista. A previsão é de que o resultado preliminar seja publicado no dia 27 de fevereiro.

Vagas ofertadas no Pibid/IFMS

Campus Curso Turno Bolsas
Coxim Licenciatura em Química Noturno 09
Jardim Licenciatura em Computação Noturno 04