Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberto prazo de submissão de propostas de visitas técnicas

Aberto prazo de submissão de propostas de visitas técnicas

Propostas de visitas no 1º semestre devem ser enviadas até 7 de abril. Valor da diária pode chegar a R$ 250, dependendo da localidade
por Osvaldo Sato publicado: 17/03/2023 09h13 última modificação: 17/03/2023 09h13

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quinta-feira, 16, o período para submissão de propostas de realização de visitas técnicas, com previsão de pagamento de auxílios aos estudantes.

O edital prevê a seleção de visitas no primeiro e segundo semestre de 2023. Neste momento, porém, serão selecionadas as propostas previstas para o primeiro semestre letivo.

As propostas devem ser submetidas até 7 de abril, exclusivamente pela Central de Seleção.

O proponente, docente da instituição, deve anexar o projeto (Anexo I) e o quadro de pontuação (Anexo II) preenchidos, com a ciência do representante da instituição a ser visitada e da Direção-Geral do campus.

Os projetos deverão ser elaborados de acordo com as normas do Regulamento para Realização de Visitas Técnicas no âmbito do IFMS.

Todas as regras da seleção estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Seleção - Será feita por uma comissão composta por três membros (técnicos e docentes) que não estejam concorrendo no processo seletivo e que não participarão das visitas técnicas.

Dentre os critérios de seleção estão a compatibilidade da visita com o conteúdo da unidade curricular, o número de unidades curriculares envolvidas, o número de estudantes participantes e outros.

Recursos - Os participantes receberão auxílio financeiro nas visitas a serem feitas dentro e fora do município de origem do campus proponente.

O edital prevê a destinação de recursos para pagamento de auxílios, no valor total de R$ 150 mil, proveniente da Assistência Estudantil do IFMS.

Para o primeiro semestre serão alocados até 75.150 mil reais; já no segundo semestre, o valor previsto é de 74.850 mil reais.

O recurso destinado ao pagamento de locação de veículos e de despesas decorrentes do transporte em veículo oficial para a realização de visitas técnicas contempladas neste edital será proveniente de recursos do Campus.

O valor da diária a ser concedida aos estudantes varia de R$ 75 a R$ 250, de acordo com a tabela abaixo:

Local/Destino Com Pernoite (Diária) Sem Pernoite (Diária)
Brasília/DF R$ 250,00 R$ 125,00
Capitais e interior dos demais Estados (incluindo exterior) R$ 200,00 R$ 100,00
Campo Grande e interior de MS R$ 150,00 R$ 75,00

O recurso financeiro a que se refere este Edital visa a auxiliar nas despesas dos estudantes envolvidos na participação em visitas técnicas, sem o compromisso de arcar com todos os custos para a realização da atividade.

Cronograma - O período para que as comissões avaliem os projetos vai de 10 a 17 de abril. No dia seguinte, 18, deve ser divulgado o resultado preliminar.

O período recursal ao resultado preliminar está previsto para os dias 19 e 20 de abril. No dia 24 serão divulgados os resultados dos recursos e o resultado final deste processo seletivo.

No mês de agosto, deverão ser submetidos os projetos previstos para o segundo semestre.