Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Acesso a sistemas do IFMS pode ser feito pelo gov.br

Transformação Digital

Acesso a sistemas do IFMS pode ser feito pelo gov.br

Integração permite que usuários de sistemas da instituição realizem acesso utilizando login único do Governo Federal
por Osvaldo Sato publicado: 22/03/2023 13h44 última modificação: 22/03/2023 13h44

O acesso da comunidade escolar a diversos sistemas on-line do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu, recentemente, uma atualização que deve melhorar a usabilidade e o acesso a serviços como inscrições em processos seletivos e matrículas.

Agora, por meio de um único login e senha, o usuário tem acesso aos sistemas da Central de Seleção, Área do Aluno, Sistema Administrativo Acadêmico, Questionário Socioeconômico, e Matrícula On-line. Para isso, basta utilizar a conta cadastrada no gov.br, do Governo Federal.

O diretor de Tecnologia de Informação (Dirti) do IFMS, Carlitos Fioravante, destaca que a transformação digital de serviços do IFMS se intensificou nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da Covid-19 e à Estratégia de Governo Digital.

“Buscamos oferecer serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis ao cidadão. A implementação dos serviços digitais foi realizada por vários membros da Diretoria de Gestão de TI com o apoio de outras áreas, especialmente da Pró-Reitoria de Ensino”, afirmou o diretor.

Segundo o diretor, entre os ganhos institucionais com essa transformação estão, principalmente, maior visibilidade, acessibilidade e alcance.

“Esse portfólio de serviços disponíveis em formato digital e integrado ao gov.br beneficia diretamente o cidadão, ou seja, aquela pessoa que está procurando ou precisando do serviço e não sabe onde encontrar, que tem dificuldades de acesso ou não tem como se deslocar até uma das nossas unidades para ter acesso”, completou.

Acesso - Os nomes de usuário (login) e senhas já cadastrados nestes sistemas anteriormente pelos usuários continuarão funcionando, mas o acesso único deve facilitar o dia a dia dos usuários.

O analista de sistemas da Dirti/IFMS, Gustavo Waku, destaca que a implementação da integração dos acessos demandou esforço de toda a equipe da diretoria, desde o contato com o Ministério da Economia até o desenvolvimento da novidade. Ele explicou ainda que o login com diferentes senhas era fonte de reclamações dos usuários dos sistemas.

“Essa integração vai justamente ao encontro desse anseio de ter um login único e ter sistemas mais integrados. E o principal ganho é dos alunos e servidores que não precisam mais 'lembrar' a senha tradicional, basta ter uma conta no gov.br do governo federal", completou.

Cadastro - Para criar sua conta, basta informar os dados pessoais solicitados e definir uma senha. Esta ação pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site.

Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

Com a conta, você poderá acessar diversos serviços digitais, como por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Exame Nacional de Exame Médio (Enem), o Sistema Único de Saúde (SUS), o INSS, a carteira nacional de habilitação (CNH), a carteira de trabalho digital, o imposto de renda (IRPF), seguro-desemprego e muitos outros.

Gov.br - A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br, utilizando computador, notebook, tablet ou smartphone.

Além disso, pode ser utilizada para outras funções, como apresentação de documentos pessoais de forma digital, assinar documentos eletronicamente, realizar prova de vida digital e autorizar o uso de dados pessoais.

A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. Cada nível possui características da conta quanto aos aspectos de segurança no processo de validação dos dados, tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e transações digitais que podem ser realizadas com a conta.

Além do acesso pelo site, o usuário pode realizar o download do aplicativo para smartphones e dispositivos móveis, na loja de apps do sistema Android (Play Store) e IOS (App Store).