Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Ciências

Olimpíadas do Conhecimento

Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Ciências

Foram conquistados 12 prêmios, entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, em edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
por Osvaldo Sato publicado: 01/03/2023 15h20 última modificação: 01/03/2023 15h21

Medalhista de ouro, Luis Spengler é estudante do Campus Campo Grande. Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes dos campi Campo Grande, Corumbá e Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram sete medalhas e cinco menções honrosas na edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento técnico e científico que contou com a participação de mais de três milhões de estudantes de todo o País.

As provas de primeira e segunda fases foram aplicadas em agosto e setembro de 2022, respectivamente, e abordaram assuntos da astronomia, biologia, física, história e química.

Medalhista de ouro, o estudante Luís Guilherme Miranda Spengler, do Campus Campo Grande, destacou que desde muito cedo demonstrou interesse em temas relacionados às ciências.

“Sentia uma grande curiosidade por temas da química e física, adentrei esse caminho enquanto estudava e, assim, essa premiação veio como um sinal de que sigo no caminho certo”, destacou o estudante Luís Spengler.

“Sentia uma grande curiosidade por temas da química e física, adentrei esse caminho enquanto estudava e, assim, essa premiação veio como um sinal de que sigo no caminho certo”, destacou o estudante;

Conquistaram a medalha de prata os estudantes Beatrice Brixner, Jennyffer Lima e Fernanda Nogueira, do Campus Campo Grande; e Letícia Costa e Giovanna Vieira, do Campus Coxim.

Giovanna destaca que o interesse pelas ciências a fez decidir seguir na área em seu futuro profissional.

“Sou apaixonada por ciências, principalmente pela física, porque a forma na qual interpretamos o mundo por meio dela é magnífica, são diversos dados e informações que condensamos e relacionamos, chegando à formulação de hipóteses e teorias”, afirmou.

Medalhista de prata, Giovanna Vieira é estudante do Campus Coxim. Foto: Arquivo Pessoal

Para alcançar a medalha, ela conta que teve apoio de professores da instituição.

“Conquistar esse prêmio exige muita dedicação, esforço, horas de estudo e, para a minha preparação, contei com a ajuda do professor Manoel, que montou materiais em formato de vídeo e texto, com explicações, exercícios e resoluções”, explicou. “Por isso sou muito grata à ele e a instituição, por ter promovido esse espaço para o aprendizado e esse, sem dúvida, é um prêmio para todos”, agradeceu a estudante.

“Conquistar esse prêmio exige muita dedicação, esforço, horas de estudo e, para a minha preparação, contei com a ajuda do professor Manoel”, explicou a estudante Giovanna Vieira.

A medalha de bronze veio com o estudante Arthur Francischini, do Campus Campo Grande. Já as menções honrosas foram concedidas aos estudantes Victor Amaral, João Caetano e Bruno de Paula, do Campus Campo Grande; Mário Pacifico, do Campus Corumbá; e Thierys de Souza, este do Campus Coxim.

O resultado geral pode ser consultado no site do evento. Ao final da matéria, veja o quadro dos estudantes do IFMS premiados nesta olimpíada.

Segundo a direção do Campus Campo Grande, que conquistou oito das doze premiações, as medalhas serão enviadas pela organização aos campi, para que sejam entregues aos estudantes.

A ONC - A Olimpíada Nacional de Ciências tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros, em estudantes do ensino fundamental (6º a 9º ano), Ensino Médio e Técnico.

A olimpíada integra o Programa Ciência na Escola (PCE) e é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantan (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

Já o Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quadro de premiados do IFMS na ONC 2022:

Medalha Nome Campus
Ouro Luís Guilherme Miranda Spengler Campo Grande