Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Ciências

Olimpíadas do Conhecimento

Estudantes são medalhistas na Olimpíada de Ciências

Foram conquistados 12 prêmios, entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, em edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
por Osvaldo Sato publicado: 01/03/2023 15h20 última modificação: 01/03/2023 15h21

Medalhista de ouro, Luis Spengler é estudante do Campus Campo Grande. Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes dos campi Campo Grande, Corumbá e Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram sete medalhas e cinco menções honrosas na edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento técnico e científico que contou com a participação de mais de três milhões de estudantes de todo o País.

As provas de primeira e segunda fases foram aplicadas em agosto e setembro de 2022, respectivamente, e abordaram assuntos da astronomia, biologia, física, história e química. 

Medalhista de ouro, o estudante Luís Guilherme Miranda Spengler, do Campus Campo Grande, destacou que desde muito cedo demonstrou interesse em temas relacionados às ciências.

“Sentia uma grande curiosidade por temas da química e física, adentrei esse caminho enquanto estudava e, assim, essa premiação veio como um sinal de que sigo no caminho certo”, destacou o estudante Luís Spengler.

“Sentia uma grande curiosidade por temas da química e física, adentrei esse caminho enquanto estudava e, assim, essa premiação veio como um sinal de que sigo no caminho certo”, destacou o estudante;

Conquistaram a medalha de prata os estudantes Beatrice Brixner, Jennyffer Lima e Fernanda Nogueira, do Campus Campo Grande; e Letícia Costa e Giovanna Vieira, do Campus Coxim.

Giovanna destaca que o interesse pelas ciências a fez decidir seguir na área em seu futuro profissional.

“Sou apaixonada por ciências, principalmente pela física, porque a forma na qual interpretamos o mundo por meio dela é magnífica, são diversos dados e informações que condensamos e relacionamos, chegando à formulação de hipóteses e teorias”, afirmou.

Medalhista de prata, Giovanna Vieira é estudante do Campus Coxim. Foto: Arquivo Pessoal

Para alcançar a medalha, ela conta que teve apoio de professores da instituição.

“Conquistar esse prêmio exige muita dedicação, esforço, horas de estudo e, para a minha preparação, contei com a ajuda do professor Manoel, que montou materiais em formato de vídeo e texto, com explicações, exercícios e resoluções”, explicou. “Por isso sou muito grata à ele e a instituição, por ter promovido esse espaço para o aprendizado e esse, sem dúvida, é um prêmio para todos”, agradeceu a estudante.

“Conquistar esse prêmio exige muita dedicação, esforço, horas de estudo e, para a minha preparação, contei com a ajuda do professor Manoel”, explicou a estudante Giovanna Vieira.

A medalha de bronze veio com o estudante Arthur Francischini, do Campus Campo Grande. Já as menções honrosas foram concedidas aos estudantes Victor Amaral, João Caetano e Bruno de Paula, do Campus Campo Grande; Mário Pacifico, do Campus Corumbá; e Thierys de Souza, este do Campus Coxim.

O resultado geral pode ser consultado no site do evento. Ao final da matéria, veja o quadro dos estudantes do IFMS premiados nesta olimpíada.

Segundo a direção do Campus Campo Grande, que conquistou oito das doze premiações, as medalhas serão enviadas pela organização aos campi, para que sejam entregues aos estudantes.

A ONC - A Olimpíada Nacional de Ciências tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros, em estudantes do ensino fundamental (6º a 9º ano), Ensino Médio e Técnico.

A olimpíada integra o Programa Ciência na Escola (PCE) e é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantan (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

Já o Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Quadro de premiados do IFMS na ONC 2022:

Medalha Nome Campus
Ouro Luís Guilherme Miranda Spengler Campo Grande
Prata Beatrice Fernanda Martins Brixner Campo Grande
Jennyffer Rocha de Souza Lima
Fernanda Nogueira Tashima
Letícia Cavalcante Costa Coxim
Giovanna Fatima de Britto Vieira Coxim
Bronze Arthur Wust de Freitas Francischini Campo Grande
Menção Honrosa Victor Luciano Rezende Amaral
João Pedro de Oliveira Caetano
Bruno Pereira de Paula
Mário Victor de Moura Pacifico Corumbá
Thierys Renner Nery de Souza Coxim