Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS realiza audiências públicas em três municípios

PDI 2024-2028

IFMS realiza audiências públicas em três municípios

Nesta semana, eventos serão realizados em Corumbá, Jardim e Naviraí para subsidiar novo Plano de Desenvolvimento Institucional
por Osvaldo Sato publicado: 21/03/2023 09h02 última modificação: 21/03/2023 09h02

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, nesta semana, audiências públicas nos municípios de Corumbá, Jardim e Naviraí, onde as comunidades locais terão a oportunidade de fazer sugestões para o planejamento da instituição pelos próximos cinco anos.

Os eventos fazem parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 e serão realizados nos dez municípios onde estão localizados os campi do Instituto Federal.

Nesta quarta-feira, 22, o Campus Corumbá realiza a audiência pública no auditório da unidade, localizada na Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha, a partir das 19 horas.

Na mesma data, no município de Jardim, o evento será realizado pelo Instituto Federal a partir das 18h30, na Câmara Municipal. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 206 - Centro.

E na quinta-feira, 23, os moradores de Naviraí poderão participar da audiência pública, a partir das 19 horas, no auditório do campus do IFMS, que fica na Rua Hilda, nº 202 - Conjunto Habitacional Boa Vista.

Os eventos são abertos a estudantes, servidores e representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público, além de demais pessoas interessadas.

• Em Dourados, a audiência foi realizada no dia 7 de março - Foto: Câmara Municipal

• Em Ponta Porã, evento ocorreu no dia 8 de março - Fotos Campus Ponta Porã

• Em Campo Grande, a audiência foi realizada no dia 15 de março - Foto: Alessandro Ribeiro/IFMS

• Em Coxim, a audiência foi realizada no dia 15 de março - Foto: Tássio Mourão/IFMS

Audiências Públicas - O IFMS já realizou os eventos em Dourados (07/03), Ponta Porã (08/03), Campo Grande e Coxim (15/03). Confira as datas, locais e horários das próximas audiências públicas:

Data Município Local Horário
22/03/2023 Corumbá Campus do IFMS (Auditório)
Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha
22/03/2023 Jardim Câmara Municipal de Jardim
Av. Duque de Caxias, 206 - Centro
23/03/2023 Naviraí Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Auditório)
Av. Iguatemi, 125 - Jardim Vale Encantado
27/03/2023 Nova Andradina Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, nº 541 - Centro
29/03/2023 Aquidauana Câmara Municipal de Aquidauana
Praça Nossa Sra. Imaculada Conceição, nº 85
19 horas
05/04/2023 Três Lagoas Campus do IFMS (Auditório)
Rua Ângelo Melão, nº 790 - Jardim das Paineiras
19 horas

O cronograma completo também está disponível na página do PDI 2024-2028 - seção Audiências Públicas.

Regras de participação - Estão dispostos na Instrução Normativa nº 01/2023, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

A IN nº 01/2023 estipula ainda todas as etapas das audiências públicas, que incluem vídeos e apresentações sobre o processo de elaboração do PDI 2024-2028, sobre a atuação do campus no município e região e sobre as regras da própria audiência pública, na qual os participantes poderão fazer sugestões por escrito e participar da plenária.

As sugestões deverão estar inseridas dentro dos seguintes temas:

• Oferta de cursos, seleção e ingresso de estudantes
  • Atendimento ao discente
  • Acessibilidade e atendimento a pessoas com necessidades específicas
  • Infraestrutura
  • Tema livre

A plenária será o momento em que os participantes poderão fazer a manifestação oral sobre as sugestões, que deverá obedecer ao tempo máximo de dois minutos.

Todas as sugestões serão compiladas e inseridas no Relatório Final das Audiências Públicas do PDI 2024-2028, a fim de subsidiar o planejamento do IFMS para os próximos cinco anos.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março do ano passado.

Nos meses de agosto e setembro, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria participaram das reuniões da Matriz Swot, ferramenta de gestão que identificou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição. Os resultados da análise institucional foram apresentados em novembro.

A construção do documento prevê outras duas etapas de participação social: o Congresso do Mapa Estratégico, onde a comunidade interna validará os objetivos e metas estratégicas do IFMS, e Consulta Pública à minuta do PDI 2024-2028.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .