Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Live aborda impacto da inteligência artificial na educação

Live aborda impacto da inteligência artificial na educação

Transmissão ao vivo será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 18 horas, no canal do IFMS no Youtube
por Osvaldo Sato publicado: 24/05/2023 09h29 última modificação: 24/05/2023 09h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), promove nesta quinta-feira, 25, uma live sobre as contribuições e desafios da Inteligência Artificial (IA) na educação. O evento on-line contará com a participação do professor Rogério Justino, do Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

A transmissão ao vivo terá início às 18 horas, no canal do IFMS no Youtube.

O público-alvo da live são estudantes e servidores da instituição, que poderão assistir a palestra “Docência Real, Inteligência Artificial", ministrada pelo professor convidado.

“Muitos autores expressam que a IA representa uma mudança importante no rumo da educação. Trata-se de um momento crítico e decisivo para a personalização do ensino", destaca a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica a escolha do tema e sua importância no contexto da educação profissional, científica e tecnológica.

“Muitos autores expressam que a IA representa uma mudança importante no rumo da educação. Trata-se de um momento crítico e decisivo para a personalização do ensino. Essa tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade do trabalho dos professores e possibilitar que os estudantes aprendam de maneira mais individualizada, levando em consideração o perfil de cada um”, destaca.

Claudia ressalta os possíveis impactos que a IA pode trazer para a educação.

“São vários os impactos, tais como a melhoria nos trabalhos rotineiros dos docentes; identificação de problemas no aprendizado dos estudantes; maior compartilhamento de informações entre alunos e professores; aulas imersivas, em que os estudantes podem interagir com conteúdos de diferentes maneiras, dentre outros”, detallha..

Convidados - O palestrante, professor Rogério Justino, possui graduação em História e Pedagogia e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Com experiência nas áreas de gestão educacional, inovação e formação de professores, participa do grupo de pesquisa “Gerações e Juventude” da UnB, onde atualmente finaliza o projeto sobre as relações educacionais entre Brasil e China.

Justino é docente do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e diretor de Ensino do Campus Cristalina.

Para a mediação da transmissão ao vivo, a Proen convidou o professor Sidney Souza, do Campus Aquidauana do IFMS.