Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Reitora participa de encontro com presidente Lula e ministros

Rede Federal

Reitora participa de encontro com presidente Lula e ministros

Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estiveram no Palácio do Planalto nessa quinta-feira, 19
por Juliana Aragão publicado: 20/01/2023 12h00 última modificação: 13/02/2023 09h43
  • Encontro reuniu 70 reitores e reitoras no Palácio do Planalto - Foto: Secom/Palácio do Planalto

• Presidente Lula ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do país - Foto: Secom/Palácio do Planalto

• Ministro da Educação, Camilo Santana, elencou algumas prioridades à frente da pasta - Foto: Secom/Palácio do Planalto

• Reitora Elaine Cassiano ao lado de outros dirigentes da Rede Federal - Foto: Divulgação

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Elaine Cassiano participou nessa quinta-feira, 19, em Brasília (DF), do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana. Também estavam presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

A reunião, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação de dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de reitores e reitoras de universidades públicas.

“O encontro com vocês [reitores] é um encontro com a civilização. Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo”, afirmou o presidente Lula.

Com a temática “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”, o encontro marcou uma nova fase na relação entre o governo e as instituições federais de ensino superior.

“O encontro com vocês [reitores] é um encontro com a civilização. Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nos últimos quatro anos. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, afirmou o presidente em seu discurso.

A reitora Elaine Cassiano destaca a importância de, pela primeira vez, reitores e reitoras serem recebidos pelo presidente da República e por três ministros de Estado.

"Foi um momento histórico e simbólico. Houve a sinalização de priorizar temas fundamentais. Estamos otimistas com essa nova fase, pautada pelo diálogo", destacou a reitora Elaine Cassiano.

"Foi um momento histórico e simbólico. E apesar de sabermos que 2023 ainda será um ano muito difícil em termos orçamentários, houve a sinalização por parte do presidente Lula e do ministro Camilo Santana de priorizar temas fundamentais, como o acesso às instituições de ensino federais e o combate à evasão escolar, e de valorizar os servidores da educação. Estamos otimistas com essa nova fase, pautada pelo diálogo", destacou Elaine.

Prioridades - Durante o encontro, Lula frisou que a Educação será uma das prioridades de seu mandato e garantiu que mais encontros serão realizados para que governo, reitores e reitoras possam dialogar sobre o futuro da educação brasileira.

A sinalização foi vista com otimismo pelos dirigentes ligados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“O incentivo à inovação e empreendedorismo, a valorização do tripé ensino, pesquisa e extensão, a formação de professores e a valorização dos profissionais da educação são pontos importantes que o MEC [Ministério da Educação] precisa cuidar”, pontuou o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as portas do MEC estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação da oferta de acesso às instituições, o combate à evasão escolar, a retomada de investimentos e obras paralisadas, além do reajuste das bolsas de pesquisa.

A efetivação do Sistema Nacional de Educação e o respeito à nomeação dos dirigentes eleitos pelas comunidades acadêmicas também foram temas abordados durante a fala do ministro. Diversos desses pontos defendidos por ele constaram nas pautas e desafios apresentados pela Rede Federal ainda no período de transição do novo governo, quando o presidente do Conif compôs o grupo de trabalho da Educação.

Setec -  Na quarta-feira, 18, a diretoria do Conif se reuniu pela primeira vez com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, em Brasília.

A pauta foi norteada pela apresentação das prioridades do colegiado e a busca pela retomada do protagonismo da Rede Federal na Educação Profissional do país.

O presidente do Conif convidou o secretário para participar da próxima reunião do pleno para ouvir e dialogar sobre pautas importantes para a consolidação da Rede Federal.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).