Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Seguem abertas inscrições para Assistência Estudantil

Estudante

Seguem abertas inscrições para Assistência Estudantil

Seleção se destina a formação de cadastro de reserva para continuidade da concessão de auxílios para alunos veteranos
por Cleyton Lutz publicado: 23/01/2023 14h08 última modificação: 23/01/2023 14h08

As inscrições para o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) seguem abertas até dia 26 de fevereiro. O processo seletivo visa a formação de cadastro de reserva para a continuidade da concessão aos alunos veteranos da instituição.  

Podem participar os contemplados nos auxílios Alimentação, Indígena e Quilombola, Moradia Estudantil, Permanência e Transporte, nos editais n° 09/2022 e n° 56/2022

A seleção se destina a estudantes de cursos presenciais nas modalidades técnico integrado (incluindo Proeja), subsequente e graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Para participar, o discente deve estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais e não pode apresentar mais de duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior. É necessário também comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário-mínimo e meio. 

Os contemplados receberão benefícios mensais, que variam de R$ 80 a R$ 300, no período de março a dezembro. 

Inscrições – Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

É necessário atualizar o Questionário Socioeconômico e realizar o upload do Anexo I preenchido e assinado, assim como de toda a documentação disposta no item 1.3 do Anexo II, caso a renda familiar per capita tenha sofrido alteração. 

No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher quais auxílios terão continuidade em 2023, dentre as modalidades ofertadas pelo campus em que estão matriculados. Para isso, é necessário que se enquadrem nos requisitos e observem os critérios de análise que serão utilizados durante a avaliação do processo seletivo. 

Os discentes deverão se inscrever para os auxílios aos quais foram contemplados nos editais anteriores. Caso tenham interesse em outros auxílios, deverão aguardar publicação do edital que prevê abertura de novas vagas. 

Seleção – Os inscritos serão classificados por ordem crescente de renda per capita, tendo prioridade, mediante comprovação:

  • estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda (Extrato do último pagamento do benefício), tais como Auxílio Brasil (Bolsa Família), Vale Renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas);
  • estudantes que residam em comunidades quilombolas ou indígenas (declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico).
  • estudantes oriundos de escola pública (a comprovação será feita por meio do histórico escolar).

A previsão é de que a lista preliminar de inscritos seja publicada no 27 de fevereiro e o resultado preliminar em 14 de março. 

Para mais informações, acesse a página da Política de Assistência Estudantil no IFMS.