Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Tutorial ensina passo a passo de inscrição em cursos técnicos

Jovens e Adultos

Tutorial ensina passo a passo de inscrição em cursos técnicos

Confira o vídeo sobre como se inscrever para vagas abertas no IFMS. Prazo segue até 5 de junho
por Laura Silveira publicado: 25/05/2023 11h29 última modificação: 25/05/2023 11h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais para jovens e adultos em sete municípios. O ingresso será no 2º semestre e as aulas são no período noturno.

Os interessados devem se inscrever até 5 de junho, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde estão publicados os editais com as regras dos processos seletivos. Caso não tenham acesso à internet, podem se dirigir a uma unidade da instituição para solicitar ajuda. Confira os endereços e horários de atendimento dos campi.

A oferta das vagas é dividida em dois editais. O Edital nº 71/2022 oferta 240 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no qual o estudante cursa o ensino médio e a formação profissionalPara participar é necessário ter ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos

As opções são Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, com oferta nos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas.

O passo a passo de como realizar a inscrição pode ser conferido no vídeo tutorial disponibilizado abaixo:

Outras vagas - Para quem já concluiu o ensino médio, são oferecidas 80 vagas por meio do Edital nº 70/2022, nas opções de cursos técnicos subsequentes em Edificações, em Aquidauana, e Marketing, em Dourados.

O prazo para fazer a inscrição também é 5 de junho, por meio da Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.

O processo de inscrição é igual ao explicado no tutorial acima, a diferença é que o banner de acesso na Central de Seleção é o de Jovens e Adultos na cor verde (o azul é apenas para os cursos do Proeja). Quando acessar o sistema no menu 'Inscrições Abertas', basta escolher o Edital nº 70/2022 e preencher as informações solicitadas.

É necessário informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao término da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Confira a tabela com todas as vagas abertas!

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Cronograma - Nos dois editais a seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para 16 de junho. Dois dias antes, será divulgada a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio.

O resultado preliminar e a convocação para matrícula estão previstos para os dias 20 e 26 de junho, respectivamente. Já o início das aulas ocorrerá em 24 de julho.

Quadro de vagas e cursos

Cursos técnicos integrados Proeja (Edital nº 71/2022)

Campus Curso Técnico Turno Vagas
Campo Grande Administração Noturno 40