2º semestre
Estudante, contribua para a melhoria do ensino no IFMS
Está aberto o prazo para estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) avaliarem a atuação dos professores referente ao 2º semestre letivo.
O processo, que se chama Avaliação do Docente pelo Discente (ADD), tem como finalidade obter dados e indicadores sobre o desempenho didático dos professores no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem das unidades curriculares em seus diferentes ambientes, conforme consta no Regulamento.
"A Avaliação é uma ação institucional que garante aos estudantes a possibilidade de se manifestar acerca dos aspectos que consideram mais e menos satisfatórios em relação à prática dos professores", explica o servidor Tomas Pedro, responsável pela ADD na reitoria.
"A Avaliação é uma ação institucional que garante aos estudantes a possibilidade de se manifestar acerca dos aspectos que consideram mais e menos satisfatórios em relação à prática dos professores", explica o Técnico em Assuntos Educacionais Tomas Pedro, servidor da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) responsável pela ADD na reitoria.
Conforme previsto no calendário acadêmico, o prazo de participação, que começou nessa segunda-feira, 27, segue aberto até 7 de novembro.
Podem participar os estudantes matriculados nos cursos:
- técnicos integrados e subsequentes;
- graduação;
- Centro de Idiomas; e
- algumas turmas da pós-graduação e do subsequente a distância.
O estudante não pode apresentar mais do que 25% de falta na unidade curricular cujo docente será avaliado. Cada nível ou modalidade de ensino tem um formulário próprio, em conformidade com as especificidades dos diferentes públicos
O questionário on-line está disponível para acesso no Sistema Acadêmico, na aba 'Avaliação Docente'.
ADD - É um importante diagnóstico institucional estratégico e mecanismo de aprimoramento contínuo no IFMS.
As perguntas têm relação com atividades como planejamento, metodologias de ensino e avaliação, relações humanas, entre outras. Cada item do questionário é avaliado pelo estudante por meio de opções predefinidas, de acordo com a escala Likert, como 'nunca', 'raramente' e 'frequentemente'.
"A participação dos estudantes na ADD tem importância fundamental para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em cada campus", ressalta Tomas.
Em poucos minutos, o estudante pode contribuir decisivamente para a melhoria do ensino no IFMS. A avaliação é rápida, fácil e anônima, e fornece informações essenciais que influenciam desde a atualização dos projetos pedagógicos até as políticas institucionais de capacitação docente.
"São os resultados da ADD que permitem a identificação das demandas que devem ser priorizadas para o planejamento das ações mais adequadas para o aprimoramento do trabalho docente. Portanto, a participação dos estudantes tem importância fundamental para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em cada campus", ressalta Tomas.
Cada professor terá uma pontuação média referente à avaliação de cada turma de um determinado nível de ensino, de cada item dos questionários avaliados e uma média global, que é a considerada para fins de avaliação de desempenho do docente. A fórmula aplicada para a nota consta no Regulamento da ADD.
As pontuações de cada item, associadas às observações dos estudantes no campo 'observações sobre o professor', deverão ser consideradas para o planejamento de ações voltadas ao aprimoramento da prática docente.
Dúvidas sobre o assunto devem ser enviadas ao e-mail proen@ifms.edu.br.
