Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Candidatos reforçam estudos e professores dão dicas para a prova

Exame de Seleção 2026

Candidatos reforçam estudos e professores dão dicas para a prova

Inscrições seguem abertas. Prova para ingresso em cursos técnicos integrados será aplicada no dia 26 de outubro, com 30 questões
por Paulo Gomes publicado: 17/09/2025 16h15 última modificação: 17/09/2025 16h15

Saber o que esperar da prova, focar no que é preciso estudar e manter a calma na hora de preencher o gabarito. Essa é a receita básica para os candidatos que vão tentar uma vaga no Exame de Seleção 2026 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), segundo professores do cursinho Partiu IF e os próprios estudantes.

A pouco mais de um mês da prova, os estudantes falam de sua rotina e professores dão dicas para a reta final de preparação. Pelo Exame de Seleção, são ofertadas 1.840 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídas nos dez campi da instituição.

O Partiu IF é um cursinho pré-técnico oferecido gratuitamente pelo IFMS. Voltado a estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino fundamental, o programa oferece aulas presenciais e materiais voltados especialmente ao conteúdo cobrado na prova. O objetivo é ampliar as oportunidades de ingresso no ensino técnico de qualidade, promovendo a inclusão e a equidade.

“Na véspera da prova, o ideal é descansar. Nada de maratona de estudos. Durma cedo, se alimente bem, leve uma garrafinha de água no dia do Exame de Seleção e controle o tempo na hora de responder. Se alguma questão estiver difícil, circule e volte depois”, sugere o professor Wilkler Magalhães.

O professor Wilkler Garcia Magalhães, que leciona Matemática no Campus Campo Grande e no cursinho Partiu IF, destaca a importância de estudar com estratégia para otimizar os resultados. Ele analisou os conteúdos mais recorrentes nas provas anteriores e aponta: “Proporção, porcentagem, equações do 1º e 2º grau, além de áreas de figuras planas e volume de paralelepípedo, são ótimos pontos de partida para estudar”.

Mas, segundo o professor, a preparação não termina nos livros e é preciso também cuidar da saúde, da mente e da alimentação.

“Na véspera da prova, o ideal é descansar. Nada de maratona de estudos. Durma cedo, se alimente bem, leve uma garrafinha de água no dia do Exame de Seleção e controle o tempo na hora de responder. Se alguma questão estiver difícil, circule e volte depois”.

Já o professor de Língua Portuguesa Davi Pereira, também do Campus Campo Grande, ressalta que o conteúdo da prova não é muito complexo. “É o que o aluno já viu no ensino fundamental. Figuras de linguagem, crase, colocação pronominal. São temas frequentes, tanto nas aulas quanto nas provas”, explica. 

Pereira dá uma dica preciosa sobre interpretação de texto: “Muitas vezes, o enunciado traz a frase que será cobrada, então vale mais a pena focar naquela parte do que tentar ler todo o texto com detalhes, o que consome muito tempo”.

  • Sthefany estuda também na biblioteca do IFMS para se preparar para o Exame - Foto: Arquivo Pessoal

  • Ela acredita que passar no IFMS será o melhor para seu futuro - : Arquivo Pessoal

Rotina puxada - Para alguns estudantes, a preparação tem um gostinho de fazer parte do Instituto Federal. São aqueles que integram o Partiu IF, cursinho pré-técnico gratuito oferecido pelo IFMS para ajudar quem sonha em passar no Exame de Seleção.

Sthefany de Lana Ferreira, uma das alunas do cursinho em Ponta Porã, conta que organiza sua rotina para estudar todos os dias.

"O Partiu IF me ajuda demais com materiais direcionados, exercícios parecidos com os da prova e dicas dos professores. Quero estudar no IFMS porque é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e pelas oportunidades que oferece", aponta Sthefany Ferreira.

“Separo tempo para revisar Português, Matemática e Ciências. Faço listas, simulados e reservo momentos de descanso também. O Partiu IF me ajuda demais com materiais direcionados, exercícios parecidos com os da prova e dicas dos professores. Eu me sinto mais confiante”, explica. 

Para ela, estudar no Instituto Federal irá oportunizar uma formação mais completa.

“Quero estudar no IFMS porque é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e pelas oportunidades que oferece, tanto acadêmicas quanto profissionais. Também acredito que estudar no IF vai me ajudar a ter uma formação mais completa, com acesso a excelentes professores, projetos e estrutura. Além disso, quero aproveitar o ambiente para crescer tanto nos estudos quanto pessoalmente”, completa.

  • Isis explica que o ensino do cursinho é muito bom e quer entrar no IF para aprender mais. Foto: Arquivo Pessoal

  • Isis conheceu o #PartiuIF por meio dos amigos e agora juntos sonham com o Instituto. Fotos: Arquivo Pessoal

Quem também encara uma rotina intensa é Isis Rocha, de Rio Verde.

“Saio da escola às 11h30 e vou direto para o ponto de ônibus. Chego no IF por volta das 12h40. Nem dá tempo de almoçar, só de vez em quando”, relata.

Mesmo assim, ela garante: “É na melhor coisa que já entrei. Estou aprendendo muito, principalmente em matemática, que era minha maior dificuldade.”

Isis soube do Instituto por amigos e não pensou duas vezes.

“Eles me falaram sobre o IFMS no ano passado, eu me interessei, mas não sabia que tinha o cursinho. Fiquei sabendo quando meus amigos da escola estavam começando a entrar, então aproveitei a oportunidade e entrei. O ensino é muito bom, os professores explicam bem e eu quero entrar ano que vem do curso técnico integrado”, explica a estudante

Exame de Seleção - É uma prova de múltipla escolha com 30 questões de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10).

O conteúdo da prova, que será aplicada no dia 26 de outubro nos dez municípios onde há oferta de vagas, pode ser consultado no anexo X do edital de abertura do processo seletivo.

No hotsite do Exame de Seleção 2026 é possível consultar provas e gabaritos de edições anteriores do processo seletivo.

A taxa de inscrição é de R$ 20 e deve ser paga até 9 de outubro via PagTesouro, (Pix, cartão de crédito ou boleto).

São ofertadas 1.840 vagas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas no primeiro semestre de 2026.

Ao todo, são 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, todos com duração de três anos: Administração, Agropecuária, Alimentos, Agricultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Os interessados devem ter concluído o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2026. Outra regra é que o candidato tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome.

Edital nª 058/2025, com as regras do Exame de Seleção 2026, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Confira o tutorial com o passo a passo para a inscrição!

Informações sobre o processo seletivo também estão disponíveis no hotsite do Exame de Seleção 2026.

Isenção - Podem pedir a isenção da taxa de inscrição (gratuidade) candidatos matriculados no 9º ano de escolas públicas e escolas comunitárias conveniadas com o poder público que atuem no âmbito da educação do campo, e/ou ainda àqueles que tenham o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A isenção da taxa de R$ 20 pode ser solicitada até 25 de setembro, no ato da inscrição. Nesse caso, devem ser anexados ao sistema os documentos descritos no subitem 4.5.4 do edital de abertura do processo seletivo.

O candidato que tiver a solicitação indeferida (negada) deverá pagar a taxa de inscrição até a data limite, caso contrário não poderá fazer a prova.

Ações Afirmativas (cotas) - Metade das vagas ofertadas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública ou em escola comunitária conveniada com o poder público que atue no âmbito da educação do campo. 

As vagas reservadas para os cotistas serão distribuídas para candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e para candidatos com qualquer renda familiar. Nesses dois grupos ainda há reserva para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos serão classificados de acordo com a nota no Exame de Seleção 2026, observados os critérios de desempate.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail .