Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Encontro reúne representantes para fortalecer participação e diálogo

Estudante

Encontro reúne representantes para fortalecer participação e diálogo

Primeiro Encontro de Representantes Estudantis é realizado de forma presencial na Reitoria nesta semana
por Osvaldo Sato publicado: 04/11/2025 16h03 última modificação: 05/11/2025 08h38
  • Encontro é realizado na sede da reitoria, em Campo Grande - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

  • Participam 34 estudantes de todos os campi - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

  • Cláudia Fernandes, pró-reitora de Ensino, esteve na abertura do Encontro - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

  • Adriana Naressi, diretora de Assuntos Estudantis, também conversou com os discentes - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

  • Coral do Campus Campo Grande se apresentou na abertura - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

  • Silvana Lazzarotto Schmitt (IFPR) palestrou no primeiro dia do evento - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta terça e quarta-feira, 4 e 5, o 1º Encontro de Representantes Estudantis, no auditório da Reitoria, em Campo Grande. O evento reúne, no total, 34 discentes dos dez campi, para discutir e fortalecer a participação e o movimento estudantis, além de incentivar o protagonismo deles na vida acadêmica.

Os estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação foram escolhidos para participar do encontro por serem ligados a grêmios estudantis ou centros acadêmicos dos campi. A iniciativa de reuní-los presencialmente é organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae).

“O IFMS realiza seu primeiro encontro de representação estudantil para fortalecer a autonomia do movimento estudantil, incentivar o protagonismo dos alunos e ampliar sua participação nos espaços institucionais,” afirma a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, o encontro marca um passo importante na história institucional.

“O IFMS realiza seu primeiro encontro de representação estudantil para fortalecer a autonomia do movimento estudantil, incentivar o protagonismo dos alunos e ampliar sua participação nos espaços institucionais,” afirma.

Ela destacou que o evento busca criar espaços permanentes de diálogo entre estudantes e gestão, e reforçou: a instituição reafirma o compromisso com uma formação integral e com uma comunidade acadêmica democrática e inclusiva.

Troca de experiências - Do Campus Corumbá, o acadêmico Joelton Penha Campos, 24 anos, avaliou que o encontro aproxima realidades e fortalece a organização estudantil.

“Percebo que os representantes de outros campi podem ter os mesmos problemas que os meus, então parte das questões não é apenas nosso campus que enfrenta".

Ele relata que sua atuação no movimento estudantil começou neste ano e que, no início, alguns colegas viam a gestão como distante, uma vez que parecia que pedidos negados significavam falta de interesse da instituição. Com o tempo, porém, o diálogo mudou.

“Percebo que os representantes de outros campi podem ter os mesmos problemas que os meus, então parte das questões não é apenas nosso campus que enfrenta", aponta o estudante Joelton Campos.

“A direção nos aproximou e mostrou como as coisas funcionam. Esse processo fez toda diferença”, aponta Joelton.

Para Clara Baida, 16 anos, o encontro representa aprendizado e integração. Ela participa do primeiro grêmio eleito desde a retomada do movimento estudantil no Campus Naviraí, no início deste ano, e acredita que a iniciativa é muito importante por reunir presencialmente estudantes de todos os campi do IFMS.

"É bem legal a gente ter acesso a palestras tão edificantes e também conversar com os colegas de outros lugares pra conhecer as experiências do estado", ressalta.

Estudantes Clara Baida, do Campus Naviraí; e Joelton Campos, do Campus Corumbá - Foto: Osvaldo Sato/IFMS

Programação - O evento iniciou na manhã desta terça-feira, 4, com uma solenidade de abertura no auditório da Reitoria, que contou com apresentação do Coral do Campus Campo Grande e mensagens da reitora Elaine Cassiano, em vídeo, e da pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

Logo depois, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre o que é representação estudantil, conduzida pela professora Silvana Lazzarotto Schmitt, pesquisadora da área e convidada do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Após o intervalo, a programação seguiu com um debate sobre como organizar grêmios e centros acadêmicos, também mediado pela equipe da Proen. No período da tarde, os participantes realizaram uma visita técnica ao Bioparque Pantanal.

encontro estudantil - bioparque

Estudantes tiveram a oportunidade de realizar visita técnica ao Bioparque Pantanal durante programação do evento

Na quarta-feira, 5, dentre as atividades previstas estão uma conversa mediada sobre cultura de paz, abordando comunicação não violenta e práticas restaurativas, conduzida pela psicóloga do IFMS, Taline Costa.

Será realizado, ainda, um momento de imersão para conhecer melhor a estrutura e as áreas de atuação da instituição, com apresentações de gestores da Reitoria e do estudante membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe).

Os discentes terão a oportunidade de saber mais sobre orçamento, projetos de infraestrutura, ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tecnologia da informação e canais de diálogo institucional.

O IFMS oferta auxílio financeiro e transporte para viabilizar a participação dos estudantes no evento.

Assistentes de alunos - Acompanham os estudantes neste evento, 12 assistentes de alunos dos campi da instituição, que participam de uma programação específica para os servidores, com duas rodas de conversa na sala de reuniões da Proen.

Na terça-feira (4), foram realizadas duas rodas de conversa: “O trabalho dos Assistentes de Alunos”, com participação da psicóloga Taline Costa, do IFMS, e mediação de Adriana Naressi (Dirae) e Tania Brizueña (Coaes); e “Contribuições dos Assistentes de Alunos para a Permanência e Êxito dos Estudantes”, conduzida por Tania Brizueña, presidente da Comissão da PEIPEE, e Juliana Miguel (Diens).