Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2026 > Aberto prazo para estudantes avaliarem professores

Avaliação do Docente pelo Discente

Aberto prazo para estudantes avaliarem professores

Diagnóstico visa o aprimoramento contínuo do ensino no IFMS. Questionários ficam disponiveis no Sistema Acadêmico até 29 de maio
por Juliana Aragão publicado: 18/05/2026 07h31 última modificação: 18/05/2026 07h31

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem avaliar, a partir desta segunda-feira, 18, a atuação dos professores neste 1º semestre letivo.

Realizada semestralmente, a Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) busca obter dados e indicadores sobre o desempenho didático dos professores no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem das unidades curriculares em seus diferentes ambientes, de acordo com o Regulamento que rege o processo.

Podem participar desta edição da ADD os estudantes matriculados nos seguintes cursos:

  • técnicos integrados e subsequentes;
  • graduação;
  • Centro de Idiomas (Cenid); 
  • turmas da pós-graduação iniciadas até 01/05/2026; e
  • módulos específicos dos seguintes cursos técnicos subsequentes ofertados a distância :
    • Administração: 1º Período - módulos 1, 2 e 3
    • Logística: 1º Período - módulos 1, 2 e 3
    • Manutenção e Suporte em Informática: 1º Período - módulos 2 e 8; 2º Período: módulos 7, 8 e 9

O estudante não pode ter mais do que 25% de faltas na unidade curricular cujo docente será avaliado.

Cada nível/modalidade de ensino tem um formulário próprio, de acordo com as especificidades dos diferentes públicos

📍 Os questionários ficarão disponíveis até 29 de maio no Sistema Acadêmico (aba 'Avaliação Docente').

Avaliação do Docente pelo Discente - As perguntas abordam temas como planejamento, metodologias de ensino e avaliação, relações humanas, entre outras. Para responder, os estudantes têm opções predefinidas, de acordo com a Escala Likert, como 'nunca', 'raramente' e 'frequentemente'.

A avaliação é rápida, fácil e anônima, e os resultados podem influenciar desde a atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos até as políticas institucionais de capacitação docente.

"Por meio desse retorno [da ADD], é possível identificar pontos fortes, compreender desafios e fortalecer as práticas pedagógicas da instituição", destaca a pró-reitora de Ensino do IFMS, Claudia Fernandes.

A pró-reitora de Ensino do IFMS, Claudia Fernandes, reforça a importância da participação estudantil no processo avaliativo como ferramenta para qualificar o ensino e fortalecer as práticas pedagógicas.

“A participação dos estudantes na Avaliação do Docente pelo Discente é fundamental para o aprimoramento contínuo do ensino no IFMS. Por meio desse retorno, é possível identificar pontos fortes, compreender desafios e fortalecer as práticas pedagógicas da instituição. As manifestações da comunidade acadêmica colaboram para a construção de uma educação cada vez mais qualificada", destaca.

A pedagoga Edinalva Brasil reforça a importância da participação dos estudantes para o fortalecimento das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino.

"Ao compartilhar suas percepções, cada participante incentiva os docentes a refletirem sobre suas práticas e auxilia a instituição a fortalecer a qualidade do ensino", ressalta a pedagoga Edinalva Brasil.

"Ao compartilhar suas percepções sobre as aulas e os processos de aprendizagem, cada participante incentiva os docentes a refletirem sobre suas práticas e auxilia a instituição no planejamento de ações para fortalecer a qualidade do ensino. Esse retorno é fundamental para a construção de uma aprendizagem cada vez mais significativa e eficiente”, comenta.

Cada professor terá uma pontuação média referente à avaliação de cada turma de um determinado nível de ensino, de cada item dos questionários avaliados e uma média global, que é a considerada para fins de avaliação de desempenho do docente. A fórmula aplicada para a nota pode ser consultada no Regulamento da ADD.

As pontuações de cada item, associadas às observações dos estudantes no campo 'observações sobre o professor', deverão ser consideradas para o planejamento de ações voltadas ao aprimoramento da prática docente.

Dúvidas sobre o assunto devem ser enviadas ao e-mail .