Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas 190 vagas para cursos técnicos de nível médio presenciais

Subsequentes e Proeja

Abertas 190 vagas para cursos técnicos de nível médio presenciais

São oferecidas quatro opções de cursos técnicos em Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã. Inscrições podem ser feitas a partir de 1º de dezembro.
por Juliana Aragão publicado: 21/11/2018 07h39 última modificação: 22/11/2018 07h44

Publicado nessa terça-feira, 20, o edital que abre processo seletivo para ingresso em cursos técnicos de nível médio presenciais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no primeiro semestre de 2019. São oferecidas 190 vagas nos municípios de Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.

Na modalidade subsequente, são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agricultura, Informática para Internet e Zootecnia. Para concorrer, o interessado deve ter ensino médio completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro. Os cursos, que têm duração de um ano e meio, preparam o estudante para o exercício profissional.

Para o curso técnico integrado em Administração, oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o candidato deve ter o ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo. Por três anos, o estudante cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo. Ao final, pode ingressar na universidade ou tentar vaga no mercado de trabalho.

O edital nº 080/2018, com o quadro completo de vagas e as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 1º de dezembro e 10 de janeiro, pela internet. Para se inscrever, o interessado deverá acessar a Página do Candidato da Central de Seleção.

Quem não tem acesso à internet poderá fazer a inscrição nos campi do IFMS. Os locais e horários de atendimento estão indicados no anexo III do edital.

Nos dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, os candidatos deverão confirmar as inscrições presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS onde a vaga é oferecida.

Ações Afirmativas (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser informada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Cronograma - A lista preliminar das inscrições homologadas será divulgada no dia 21 de janeiro, e a final no dia 24.

A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico no dia 25 de janeiro.

O resultado final e a primeira chamada deverão ser publicados no dia 28, com prazo de matrícula previsto para os dias 29 e 30 de janeiro. Caso haja vagas, novas chamadas poderão ser feitas.

As aulas começam no dia 11 de fevereiro de 2019.

Quadro de vagas

Campus Curso Técnico (modalidade) Turno das aulas Número de vagas