Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS

PESQUISA

Abertas inscrições para Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS

Podem inscrever trabalhos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado - de escolas públicas e privadas - de dez municípios. Eventos serão realizados em outubro.
por Juliana Aragão publicado: 15/07/2019 09h11 última modificação: 15/07/2019 09h11

Aberto nesta segunda-feira, 15, o prazo de submissão de trabalhos para apresentação na edição 2019 das Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os eventos serão realizados nos dez municípios onde a instituição tem campus em outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia.

Podem inscrever trabalhos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, dos municípios onde ocorrerão as feiras e suas respectivas áreas de abrangência. A participação também é aberta a ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos técnicos integrados após novembro do ano passado. 

As feiras científicas serão realizadas nos municípios de Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).  

Submissão - Os trabalhos devem ser submetidos até 20 de agosto pelo orientador do projeto de pesquisa, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

O sistema de submissão está disponível na Central de Seleção, onde também está publicado o edital com as regras de participação nas feiras científicas do IFMS.

Durante a inscrição, deve ser feito o cadastro das informações sobre o trabalho, como orientador e autores, além da submissão do resumo expandido (as orientações estão disponíveis no anexo 2). 

Os trabalhos devem se enquadrar nas áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Cada trabalho pode ter um orientador, um coorientador e até três estudantes de ensino fundamental, médio e técnico integrado. Os alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) podem participar como coorientadores, caso haja interesse.

Seleção - A análise da documentação e a homologação das inscrições serão feitas pelas comissões organizadoras das feiras científicas em cada campus.

Os resumos expandidos serão avaliados por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados. Ente os itens a serem observados estão criatividade e inovação, conhecimento científico sobre o tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem. 

As equipes que tiverem os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, o que inclui o caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral.  

Feiras - Serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro, de acordo com o cronograma de cada campus.

Durante os eventos, os trabalhos serão avaliados por comissões formadas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos. 

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.  Todos os autores receberão certificado de participação.  

Para mais informações, consulte a página das Feiras de Ciência e Tecnologia 2019.

Semana de Ciência e Tecnologia - A edição 2019 terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre 21 e 27 de outubro.  

Na programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, além das feiras, estão previstas atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas.

Cronograma das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2019

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 30/09, 1/10 e 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 02 a 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 3 a 5/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 30/09 e 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 2 a 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 3 e 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 2 e 3/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 1 e 2/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 30/09 a 2/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 1 e 4/10