Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto período para estudantes avaliarem os professores do IFMS

Ensino

Aberto período para estudantes avaliarem os professores do IFMS

Segue até 25 de maio a participação na Avaliação Docente pelo Discente, referente ao primeiro semestre letivo.
por Cleyton Lutz publicado: 14/05/2018 13h09 última modificação: 19/10/2018 12h08
IFMS

Os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) já podem realizar a Avaliação Docente pelo Discente referente ao primeiro semestre de 2018. O objetivo é contribuir para o levantamento de dados a respeito da atuação dos professores da instituição, no intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

A avaliação é facultativa e aplicada semestralmente. Por meio dela, os estudantes dos cursos técnicos (integrado e subsequente) e de graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina Ponta Porã e Três Lagoas avaliarão mais de 500 docentes da instituição, efetivos e substitutos. 

O questionário, composto por 11 questões, deve ser respondido online, via computador ou celular, até o dia 25 de maio. Para responder, o discente deve acessar o Sistema de Avaliação. No campo "login", é necessário digitar seu CPF, repetindo o número no campo "senha". A identidade do estudante é mantida em sigilo. 

“O levantamento de informações para tomada de decisão é importante, pois auxiliará as equipes pedagógicas nos campi, além de contribuir para a implementação de ações e políticas institucionais destinadas à consolidação do IFMS”, explicou a diretora executiva de Ensino, Tania Mara Brizueña.

Os dados extraídos da avaliação permitirão o estabelecimento de diretrizes institucionais voltadas ao ensino.

“O levantamento de informações para tomada de decisão é importante, pois auxiliará as equipes pedagógicas nos campi, além de contribuir para a implementação de ações e políticas institucionais destinadas à consolidação do IFMS”, explicou a diretora executiva de Ensino, Tania Mara Brizueña.

Regulamento – O processo segue as normas dispostas no Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente publicado em novembro do ano passado. O documento trata da finalidade, objetos e sistemática de avaliação, entre outros assuntos. 

Sobre a atividade docente, o questionário se concentra em aspectos como:

  • Perfil do professor, contemplando itens como pontualidade, clareza na comunicação, respeito e cordialidade, diálogo e interação, domínio de conteúdo;
  • Metodologia de ensino, observando a organização, clareza e objetividade na exposição do conteúdo, estímulo à aprendizagem dos alunos, aceitação e incentivo à participação dos alunos nas aulas, utilização de exemplos e analogias, relação de conteúdos novos e antigos, vinculação de teoria com prática; e 
  • Metodologia de avaliação, de acordo com a abordagem dos conteúdos apresentados nas aulas, revisão dos conteúdos avaliados, apresentação dos resultados das avaliações.

O regulamento também prevê que o questionário online seja revisado anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). A média de cada professor será formada pela média aritmética simples das notas de todas as unidades curriculares durante o semestre avaliado.

Cronograma – Após o término da avaliação, os pedagogos ou técnicos em assuntos educacionais do IFMS terão acesso ao sistema de avaliação para análise dos resultados e elaboração dos relatórios individuais dos docentes entre 28 de maio e 6 de junho. 

A partir de então ocorrem outras atividades como o repasse dos relatórios individuais, a elaboração do relatório final dos campi e o envio, junto com o plano de trabalho, à Proen, além do repasse às direções, coordenações, equipe técnico-pedagógica e docentes.

A última etapa do processo de avaliação é o repasse do resultado aos estudantes, previsto para ser realizado entre 30 de julho e 3 de agosto.