Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações atendem comunidade em Dourados e Jardim

Ações atendem comunidade em Dourados e Jardim

Atividades extensionistas desenvolvidas nos campi serão apresentadas no I Workshop de Extensão do IFMS. Evento será aberto nesta terça-feira, 26, na capital.
por Osvaldo Sato publicado: 26/11/2019 12h43 última modificação: 26/11/2019 12h43
  • Curso de práticas inclusivas é voltado a professores da rede pública de Dourados - Foto: Arquivo Pessoal

• Capacitação tem carga horária de 40 horas e encontros são semanais - Foto: Arquivo Pessoal

Será realizado a partir da tarde desta terça-feira, 26, o I Workshop de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), evento que busca abrir espaço para o debate sobre as práticas extensionistas. Além de palestras e mesas de discussão, serão apresentados 38 trabalhos de extensão desenvolvidos por servidores e estudantes dos dez campi.

Um dos trabalhos do Campus Dourados, intitulado“Contribuições do IFMS Campus Dourados na formação docente local”, consiste na oferta de uma capacitação de práticas inclusivas voltada a professores da rede pública e realizado em parceria com o Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação de Dourados.

"Os participantes já atendem estudantes com deficiência, de modo que a capacitação pode contribuir diretamente com a atuação profissional deles”, destacou a coordenadora do curso, Francielle Pott.

"Os participantes do curso já trabalham nas salas de recursos multifuncionais do município que atendem estudantes com deficiência, de modo que a capacitação pode contribuir diretamente com a atuação profissional deles”, destacou a coordenadora do curso e pedagoga do campus, Francielle Pott.

Iniciado em agosto, o curso está na segunda turma e tem 25 matriculados. A carga horária é de 40 horas e os encontros são semanais. São abordados temas como formação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), além de introdução ao uso da impressora 3D e de tecnologias assistivas.

“Dividimos o conteúdo em módulos que são ministrados por professores ou servidores do IFMS, como nossa intérprete Kemilly e os docentes Evandro, Ricardo e Emerson”, explicou a coordenadora.

Além desse trabalho do Campus Dourados, também será apresentado no I Workshop de Extensão o projeto “Brincando no IF”, coordenado pela professora Roberta de Souza.

• Curso de extensão prepara jovens de Jardim para o Enem de forma gratuita - Foto: Arquivo Pessoal

Jardim - Outro projeto a ser apresentado no evento é o “Curso Preparatório Enem 2018/2019”, coordenado pelo professor Antonio de Freitas Neto, que visa ofertar um “cursinho” gratuito a estudantes de baixa renda de Jardim.

“A maioria dos estudantes matriculados no curso preparatório são de escolas públicas locais, além de alguns do próprio campus, e assim cumprimos também com nossa função social”, explicou o coordenador.

“Além dos conteúdo regular, oferecemos "aulões", simulados e aulas de cidadania, ética e direitos humanos, capacitando os estudantes para a  redação do Enem", detalhou o coordenador do curso, Antônio Neto.

O curso teve início em abril deste ano, sendo que as 100 vagas abertas foram preenchidas. Os encontros semanais foram concluídos no final de outubro, uma semana antes da aplicação do Enem 2019.

“Ao longo do ano, oferecemos atividades extras como "aulões", campanhas de arrecadação de alimentos, simulados, concursos e aulas de cidadania, ética e direitos humanos, visando a capacitação dos estudantes para a prova de redação", detalhou o coordenador.

Foi realizada ainda uma visita à Feira de Profissões da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “Os estudantes ficaram muito animados por participar da feira, conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação e as profissões”, relembrou o docente.

Outro projeto desenvolvido no Campus Jardim que será apresentando no I Workshop de Extensão do IFMS é o “Oficinas comunitárias de paisagismo e ambientação”, coordenado pela professora Joyce Oliveira. A iniciativa, que prevê entrevistas, oficinas e a execução de um projeto paisagístico, busca despertar o interesse da comunidade pelo tema.

Workshop - O evento será aberto nesta terça-feira, 26, às 13h30, no Hotel Vale Verde, localizado na Avenida Afonso Pena, 106, Bairro Amambaí. As atividades seguem até quinta-feira, 28. As inscrições estão encerradas.

Entre os temas que serão debatidos nesta primeira edição do evento estão o Programa Mulheres Mil, experiências internacionais, economia solidária, promoção da diversidade e acompanhamento de egressos.

O workshop também debaterá a curricularização da extensão. Uma mesa de discussão promovida durante o evento terá o tema "A extensão e seus caminhos na inserção dos currículos".

Participam do evento representantes dos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Goiano (IFGoiano), de Rondônia (IFRO), de São Paulo (IFSP), da Paraíba (IFPB) e Sul Rio Grandense (IFSul Rio Grandense), além da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A programação completa está disponível na página do evento.

registrado em: , ,