Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Aquidauana inicia oferta de alimentação escolar

Assistência Estudantil

Campus Aquidauana inicia oferta de alimentação escolar

Benefício é destinado a cerca de 700 estudantes de cursos técnicos e da graduação presenciais. Produtos servidos são provenientes da agricultura familiar.
por Cleyton Lutz publicado: 16/10/2019 10h06 última modificação: 31/10/2019 16h58
  • Fornecimento da alimentação escolar em Aquidauana começou no dia 7 de outubro - Foto: Cristiano Dranka

• Cerca de 700 estudantes dos cursos presenciais são contemplados - Foto: Cristiano Dranka

• Campus Aquidauana é o segundo do IFMS a ofertar alimentação escolar - Foto: Cristiano Dranka

O mês de outubro marcou o início do fornecimento da alimentação escolar no Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Desde o dia 7, cerca de 700 estudantes dos cursos técnicos e da graduação presenciais recebem, gratuitamente, gêneros alimentícios para consumo nos períodos da manhã, tarde e noite.

Os produtos vêm embalados e prontos para o consumo. São servidos, entre outro itens, pães, bolos e biscoitos, além suco, iogurte e achocolatado. Os alimentos são feitos à base de itens típicos da agricultura regional – como pequi, jatobá, bocaiuva e cumbaru – e da culinária sul-mato-grossense, como a chipa.

“Além de ser um direito do estudante, a alimentação escolar permite a melhora do desempenho acadêmico e contribui para a elevação do índice de permanência e êxito”, destaca a diretora-geral do campus, Hilda Romero.

A concessão da alimentação escolar foi viabilizada por meio da chamada pública nº 01/2019, destinada à aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar com dispensa de licitação. Foram destinados R$ 72.828,60 para a compra dos produtos, sendo o recurso proveniente da Assistência Estudantil do IFMS.

A iniciativa também favorece a agricultura familiar na região. “Durante do processo de oferta da alimentação escolar, o campus do IFMS cumpriu sua função social, fomentando a economia local, especialmente a agricultura familiar. Isso permite um contato direto com os fornecedores e possibilita um retorno ao produtor”, ressalta Hilda.

Nesta primeira etapa da oferta de alimentação escolar, serão servidos alimentos prontos e embalados para o consumo. Em um segundo momento - a partir da estruturação da cozinha do campus, prevista para o próximo semestre - serão oferecidos alimentos preparados no próprio local.

“Estamos em fase de elaboração e adequação da cozinha. Paralelamente, está sendo realizada a instrução do processo de licitação para a compra dos equipamentos e utensílios que serão utilizados no espaço”, informa a diretora-geral. Para a estruturação da cozinha deverão ser investidos R$ 79 mil, custeados pelo campus.

Projeto Piloto – O Campus Corumbá foi o primeiro do IFMS a ofertar alimentação escolar por meio de um projeto-piloto iniciado em maio deste ano. Cerca de 400 estudantes dos cursos técnicos integrados são beneficiados com a oferta gratuita de lanches e refeições completas.

A chamada pública mais recente da unidade, no valor de R$ 36 mil, também foi destinada à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, especialmente legumes, verduras e frutas.

O investimento previsto para 2020 é de mais de R$ 300 mil, viabilizado com a soma de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da Assistência Estudantil do IFMS, além do custeio próprio campus.

Alimentação Escolar – No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, a institucionalização da oferta de alimentação escolar nos dez campi está prevista para ocorrer até 2020.

A oferta visa garantir e ampliar as políticas internas de assistência estudantil, e faz parte dos objetivos do IFMS que diz respeito à promoção da inclusão social, acessibilidade e respeito à diversidade.

A Política de Assistência Estudantil do IFMS busca promover a permanência e o êxito de estudantes, bem como estimular o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Confira mais informações sobre os auxílios ofertados, processos seletivos e requisitos para participação.