Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove evento de robótica para alunos da rede pública

Dourados

Campus promove evento de robótica para alunos da rede pública

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir desta sexta-feira, 5, o primeiro R-Day – Workshop de Robótica e Arduíno.
publicado: 04/05/2017 08h45 última modificação: 22/06/2017 19h16

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir desta sexta-feira, 5, o primeiro R-DayWorkshop de Robótica e Arduíno. O evento será realizado na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa e é aberto aos estudantes da rede pública do município.

O R-Day busca inserir os alunos no universo da automação residencial e robótica móvel, utilizando o microcontrolador Arduíno, além de ambientá-los em assuntos relacionados à robótica e inteligência artificial e seus papéis na sociedade.

Na abertura do evento estão previstas as oficinas “Robótica Móvel” e “Tweet um Café”, com a participação de 60 estudantes do 9º ano da Escola Clarice Bastos. As atividades terão início às 8h30 e seguirão até o final da tarde. As oficinas serão ministradas por professores do Campus Dourados

Na primeira oficina, os estudantes vão aprender a montar um robô. Na outra, vão descobrir como ligar uma cafeteira com um tweet. Em ambas será utilizado o Arduíno, plataforma de prototipagem eletrônica com hardware livre e placa única.

O encerramento será no sábado, 6, a partir das 8h30, com um ciclo de palestras abertas à comunidade. O público-alvo são estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Dourados. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas online.

As palestras vão abordar temas relacionados à inteligência artificial, jogos digitais e robótica, e serão ministradas por professores de instituições públicas de ensino superior de Dourados e região.

O professor do IFMS, Rodrigo Devigo, coordenador do evento, explica que o workshop pretende abranger um público amplo. “Iremos promover atividades junto a estudantes do ensino fundamental e médio, ou seja, os que entrarão no ensino médio vão conhecer melhor a área e os que já estão poderão optar por seguí-la na graduação”, comentou.

O coordenador do evento explica que trata-se de um projeto-piloto, e que a intenção é estendê-lo a outras escolas do município.

Extensão – Esta primeira edição do R-Day foi contemplada no edital 004/2016, em que o IFMS destinou auxílio financeiro a eventos extensionistas. O workshop também tem apoio do Campus Ponta Porã do IFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Escola Municipal Clarice Bastos Rosa fica na rua João Vicente Ferreira, nº 6.575, Jardim Maracanã. O telefone do Campus Dourados do IFMS, para mais informações sobre o evento, é o (67) 3410-8500.

registrado em: , , ,