Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos a membros do Conselho Superior devem se inscrever até 12 de novembro

Novo Cosup

Candidatos a membros do Conselho Superior devem se inscrever até 12 de novembro

Podem participar servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada.
por Laura Silveira publicado: 06/11/2017 10h26 última modificação: 06/11/2017 14h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo domingo, 12, as inscrições de candidatos para eleição da nova composição do Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo da instituição, para o biênio 2018-2019.

Podem participar representantes da comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes), dos egressos e da sociedade civil organizada.

Os formulários de inscrição, assim como os editais por categoria com as regras de participação, estão disponíveis na página da Consulta.

Comunidade interna - No processo de escolha interna, poderá ser candidato a conselheiro o docente e o técnico-administrativo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício na instituição tenha sido iniciado até 5 de outubro deste ano.

Também podem se inscrever os estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, cuja matrícula no IFMS tenha sido efetivada até 5 de outubro. A idade mínima é de 16 anos completos até a data limite para a inscrição da candidatura.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral e pelas Subcomissões Eleitorais dos Campi e da Reitoria do IFMS.

A orientação da Comissão Eleitoral é que os interessados em se candidatar organizem o quanto antes a documentação necessária. No caso do estudante, é preciso solicitar o comprovante de matrícula na Central de Relacionamento (Cerel) do campus. Já os servidores precisam de uma cópia em PDF do assentamento funcional, disponível na página de dados pessoais do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Eleição - Está prevista para 5 de dezembro, simultaneamente nos campi e na reitoria.

Poderão votar em até quatro candidatos distintos pertencentes à sua categoria os servidores efetivos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha sido iniciado até 27 de outubro de 2017, e alunos cuja matrícula tenha sido efetivada na instituição até 27 maio deste ano.

As listas preliminares dos eleitores nos campi e reitoria já estão publicadas na página da Consulta.

A divulgação do resultado final da eleição está prevista para 12 de dezembro. Serão escolhidos quatro titulares e quatro suplentes para representantes de cada uma das três categorias (docentes, técnicos-administrativos e estudantes).

Os novos membros devem tomar posse no Cosup em fevereiro de 2018.

Representantes externos - O Cosup também é composto por egressos (ex-alunos) da instituição. Para participar, é necessário ter certificado ou diploma de conclusão de curso (educação básica ou superior) do IFMS, mais de 16 anos e não possuir vínculo profissional ou estudantil vigente com o Instituto.

As inscrições homologadas serão analisadas pela presidência do Conselho, que escolherá dois titulares, sendo um do nível médio e um da educação superior, e seus respectivos suplentes.

A participação social no órgão máximo do IFMS se dá por membros da sociedade civil organizada (entidades de trabalhadores, patronais e empresas estatais). Um dos requisitos para a candidatura nesta categoria é não possuir vínculo funcional ou estudantil com a instituição.

As inscrições homologadas serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e Cosup, que escolherão duas instituições de cada segmento.

Os interessados nas duas categorias também poderão se inscrever até 12 de novembro via formulários disponibilizados na página da Consulta, onde também estão publicados os editais com regras de participação e o cronograma do processo.

Cosup - É o órgão colegiado máximo do IFMS, tendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada, o Conselho Superior é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS e o último ex-reitor da instituição.