Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade interna debate futuro do IFMS em evento

PDI 2019-2023

Comunidade interna debate futuro do IFMS em evento

A partir de segunda, 28, servidores e estudantes vão construir e validar o Mapa Estratégico da instituição, em mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.
por Juliana Aragão publicado: 24/05/2018 11h09 última modificação: 25/05/2018 09h29

Entre os dias 28 e 30 de maio, representantes de estudantes, servidores e gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estarão reunidos, em Campo Grande, para participação no evento "Futuro em Construção", ocasião em que será feito o planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos. Será mais uma etapa no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2019-2023.

Os delegados que irão representar os estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria foram eleitos por seus pares. Já as cadeiras dos delegados natos serão ocupadas pelos membros do Colégio de Dirigentes (Codir), diretores sistêmicos e do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, assessores, além da procuradora-jurídica, ouvidora e auditor do IFMS. Confira a lista dos 54 delegados credenciados.

Também irão participar do evento os membros da Subcomissão de Elaboração de Cenários Prospectivos e Mapa Estratégico, designada pela Portaria nº 653/2018, publicada na edição nº 016 do Boletim de Serviço do IFMS.

O evento será realizado na sala de convenções do Exceler Plaza Hotel, em Campo Grande.

Workshop Planejamento Estratégico - Nos dias 28 e 29, será realizado um workshop para que os delegados e demais participantes consolidem de forma coletiva o Mapa Estratégico do IFMS. O documento servirá de base para a definição dos objetivos e metas da instituição pelo período de 2019 a 2023.

"Os delegados irão analisar o IFMS de hoje, olhar para a Visão da instituição e refletir: onde nós queremos estar daqui a cinco anos e quais estratégias vamos utilizar para alcançar esses objetivos?", destacou Régia Avancini, coordenadora da Subcomissão responsável pela organização do workshop.

Uma conferência abre o workshop na segunda-feira, às 14 horas. O reitor e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão e Carlos César Ferreira, farão uma palestra sobre o planejamento estratégico no contexto da gestão pública contemporânea".

Em seguida, serão apresentados aos participantes os novos textos de Missão, Visão e Valores do IFMS, que até esta quinta-feira, 24, estão sob consulta da comunidade interna.

A coordenadora da Subcomissão responsável pela organização do workshop e diretora executiva da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Régia Avancini, explica que o Mapa Estratégico tem sido uma das ferramentas mais utilizadas pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

"Os delegados irão analisar o IFMS de hoje, olhar para a Visão da instituição e refletir: onde nós queremos estar daqui a cinco anos e quais estratégias vamos utilizar para alcançar esses objetivos? O Mapa Estratégico tem sido considerada uma das melhores ferramentas da gestão pública contemporânea para o planejamento estratégico", destacou Régia.

Os trabalhos serão conduzidos em grupos, que deverão refletir e elaborar diferentes mapas estratégicos. Antes, serão apresentados aos participantes os cenários atual e prospectivo do IFMS e os resultados da Matriz Swot, ferramenta aplicada nos campi e reitoria para detecção das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da instituição. 

A coordenadora complementa que na terça-feira, 29, ao final do dia, os grupos deverão ter consolidado dois mapas estratégicos, que serão encaminhados para validação no Congresso do PDI, no dia seguinte.

"Existe uma diferença entre consolidação e validação. Consolidar será extrair dos diferentes mapas estratégicos elaborados pelos grupos, dois que sejam resultantes e representativos das ideias de todos os participantes. Validar está no âmbito da democracia, é o que dará legitimidade à participação social. Será a consagração de um único Mapa Estratégico que irá conduzir os rumos do IFMS pelos próximos cinco anos", esclareceu Régia.

Congresso do PDI - Na manhã de quarta-feira, 30, os delegados eleitos e natos terão a missão de validar o Mapa Estratégico do IFMS, com base nas duas versões consolidadas no dia anterior.

Na plenária, que terá a participação de um observador externo, os delegados votarão por meio da apresentação dos crachás, sendo que toda deliberação será tomada por maioria simples dos presentes.

O coordenador da Subcomissão de Organização do Congresso do PDI e pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi, destaca a importância do evento para a definição dos objetivos e metas da instituição.

"Acredito que teremos discussões promissoras durante o workshop, e que a validação do Mapa Estratégico será um momento muito rico do ponto de vista de maturidade institucional. Faremos o nosso planejamento estratégico de forma coletiva e democrática, garantindo assim a participação social no processo de elaboração do PDI", destacou Airton.

"A expectativa é que o delegado não pense apenas no seu campus ou no setor do qual faz parte. Que os representantes dos estudantes e servidores tenham uma postura sistêmica, buscando o crescimento dos dez campi e o fortalecimento do IFMS", pontuou o coordenador do Congresso, Aírton Vinholi.

O Mapa Estratégico validado, bem como o Portfólio de Participação Social com sugestões registradas pela comunidade interna no decorrer do evento, serão encaminhados à Comissão Central do PDI 2019-2023 para que seja dado prosseguimento ao processo de elaboração do documento. 

"A intenção do portfólio é valorizar ideias que serão apresentadas durante o evento, mas não serão validadas. As sugestões serão encaminhadas aos diretores-gerais dos campi e chefias dos setores da reitoria porque podem ser interessantes e ficará a critério do gestor implementá-las ou não", explicou o coordenador.

As regras de participação da comunidade interna no Congresso e a metodologia de validação do Mapa Estratégico do IFMS estão dispostos em regulamento específico

Delegados - Como representantes dos quase nove mil estudantes e mais de mil servidores do IFMS no evento "Futuro em Construção", os delegados terão o desafio de realizar o planejamento estratégico, o que, na prática, é refletir e definir qual a instituição que se quer para os próximos cinco anos.

"Os delegados irão trazer para o evento a percepção de cada campus do IFMS e do que necessitam. O grande desafio é alinhar todas essas necessidades em uma única estratégia. Para isso, será preciso que todos os participantes tenham uma postura democrática e colaborativa, ou seja, de abertura a outras ideias e propostas", orientou Régia.

Todos os delegados irão receber por e-mail um material com definições de planejamento estratégico e Mapa Estratégico, além de orientações de como é possível buscar a percepção da comunidade interna sobre a instituição. Além disso, foram realizadas reuniões com os membros da Subcomissão nos campi e delegados no sentido de orientá-los.

"A expectativa é que o delegado não pense apenas no seu campus ou no setor do qual faz parte. Que os representantes dos nossos estudantes e servidores tenham uma postura sistêmica, buscando sempre o crescimento dos dez campi e o fortalecimento da instituição", pontuou Airton.

Todas as informações sobre o evento Futuro em Construção estão disponíveis na página do PDI 2019-2023.