Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura nerd é tema de evento em Campo Grande

Cultura nerd é tema de evento em Campo Grande

A Comic Con Campo Grande IFMS 2018 (C³G 2018) reuniu cerca de mil estudantes em atividades como videogames, jogos de tabuleiro, RPG e campeonato de cosplay.
por Osvaldo Sato publicado: 21/12/2018 10h13 última modificação: 11/02/2019 10h44
  • Comic Con marcou o encerramento das atividades de 2018 - Foto: Ascom/IFMS

• Campeonato de dança k-pop foi uma das atrações do evento - Foto: Ascom/IFMS

• Eleição para o Grêmio Estudantil ocorreu durante o evento - Foto: Ascom/IFMS

• Servidores também aderiram ao campeonato de cosplay - Foto: Audiovisual Campo Grande

• Campeonato de cosplay teve mais de 60 participantes - Foto: Ascom/IFMS

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa quinta-feira, 20, o II Comic Con Campo Grande IFMS 2018 (C³G 2018), evento recreativo contextualizado pelo universo da cultura nerd. Aproximadamente mil pessoas passaram pela unidade, no Bairro Santo Antônio, para participar de atividades culturais e educativas.

“A programação inclui quadrinhos, videogames, jogos de tabuleiro, RPG, cinema, cosplay, e também atividades com forte cunho educativo, como o Show de Química, a Mostra de Foguetes e os fliperamas montados para disponibilizar informações sobre evento”, destacou o organizador do evento, professor Arnaldo Montalvão.

A organização do Comic Con teve o apoio da nova diretoria do Grêmio Estudantil do Campus Campo Grande, eleita durante o evento. Leonardo Minano, representante da chapa vencedora, falou sobre o crescimento da cultura nerd.

“É uma forma de expressão cada vez mais abrangente, com cada vez mais pessoas interessadas, tanto em novas tecnologias quanto em manifestações culturais, como música, dança, teatro e fotografia”, destacou o estudante.

Cosplay - O campeonato de cosplay,  em que os participantes se fantasiam e interpretam personagens fictícios da cultura pop, chamou a atenção pela criatividade.

Entre os cerca de 60 cosplayers que participaram do campeonato estavam estudantes e professores do campus.

Para estudante Pedro Neves, instituições de ensino devem valorizar esse tipo de manifestação cultural.

“Muitas pessoas gostam de se expressar dessa maneira, mas poucas escolas apoiam e dão abertura para eventos como esse. Comecei a fazer cosplay na edição do Comic Con do ano passado, gostei tanto que vim hoje novamente”, afirmou.

Protagonismo - A quantidade de atividades oferecidas e de participantes no evento demonstram, na visão do organizador, que a cultura nerd faz, cada vez mais, parte do dia a dia dos estudantes.

“Com a ascensão de personalidades com grande influência na inovação e tecnologia, iniciou-se um processo de popularização da cultura nerd e o IFMS atrai esse público e ainda tem a extensão como um diferencial. Tudo que propusemos aqui foi relacionar a cultura nerd a esses perfis, seja pela busca, curiosidade, aprofundamento ou multiplicação do conhecimento nos temas”, destacou Arnaldo.

Ainda de acordo com organizador do evento, a Comic Con Campo Grande do IFMS tem o protagonismo juvenil como destaque. "O evento tem participação dos estudantes desde o planejamento até a execução”.

Ensino - Durante o evento, foi realizado ainda o “Prêmio TCC”, que reconheceu os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e em Informática de 2018.

Da área de Eletrotécnica, foram premiados os seguintes trabalhos:

• Proposta para a elaboração de um protótipo de prótese mioelétrica (Amanda Pereira)
  • Incubadora eletrônica com microcontroladores (Caroline Queiroz)
  • Estudo comparativo entre painel fotovoltaico móvel e fixo (Haniel Mattos e Maria de Paula)

Os melhores TCC's do curso técnico em Informática foram:

• Agoritmando: website para auxiliar no ensino de Algoritmos (Rhanna Souza e Amanda Yamashita)
  • Lavan Escrituras (Pedro Pavan e Lucas Lemos)
  • Catelibras: site para auxílio ao ensino religioso na perspectiva da inclusão dos surdos (Natalia Silva e Vitória Medeiros)

Durante a Mostra de Foguetes, foram realizadas competições em duas categorias: “Água e Ar Comprimido” e “Vinagre e Bicarbonato de Sódio”.

Na modalidade "Água e Ar Comprimido", o primeiro colocado foi o estudante Gabriel Jardim. Na segunda posição ficou o grupo formado por Maria Guerra, Bárbara Moreira e Bruna Letícia; e em terceiro lugar ficou Lucas Gonçalves.

Já na categoria "Vinagre e Bicarbonato de Sódio", conquistou o primeiro lugar o grupo formado pelos estudantes Andrey Santos, Luiz Augusto e Maycon Felipe. Na segunda posição ficaram os estudantes Lucas Alejandro, Lillyan Cruz, Matheus Martinez e Amanda Araújo.

Outras atividades - O campeonato de cubo mágico despertou o interesse dos estudantes. O campeão foi o estudante Pedro Arfux, com João Lima e Ian Haranaka na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Foram promovidos ainda campeonatos de dança k-pop, videogames, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, role-playing game (RPG), demonstração de quadrinhos, Cine Trash, Escape, batalha campal, arquearia e Show de Química.