Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos preparam para agricultura e informática em Ponta Porã

Exame de Seleção 2020

Cursos preparam para agricultura e informática em Ponta Porã

No IFMS, estudante cursa o ensino médio integrado à educação profissional. As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro.
por Cleyton Lutz publicado: 22/10/2019 11h03 última modificação: 01/11/2019 09h59

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece duas opções para os estudantes que concluíram ou estão para concluir o ensino fundamental e queiram prestar o Exame de Seleção 2020. Os interessados podem se inscrever para os cursos técnicos integrados em Agricultura e Informática. 

Em ambos, o aluno cursa as disciplinas básicas do ensino médio junto com as da formação técnica. Ao final do curso, é possível tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo de trabalho, seja nas atividades agrícolas ou voltadas ao uso de computadores e tecnologias em geral.

Para estudar no Campus Ponta Porã, é preciso ser aprovado no Exame de Seleção 2020. São ofertadas 160 vagas no total, sendo 80 em cada curso.

Os dois cursos são presenciais e têm duração de três anos e meio, com aulas nos períodos matutino e vespertino, sendo que poderá haver atividades no contraturno para o cumprimento da carga horária total.

As inscrições seguem até 6 de novembro e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está disponível o edital de abertura do processo seletivo.

No ato da inscrição, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante. 

Agricultura – O curso, do eixo tecnológico Recursos Naturais, é ideal para aqueles que gostam da vida no campo e de atividades agrícolas de maneira geral. 

O estudante aprende a planejar, executar e monitorar todas as etapas da produção, incluindo a colheita e o pós-colheita das principais culturas. Também conhece as técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. 

Junto com as disciplinas da área técnica, como Culturas Anuais, Fisiologia Vegetal e Mecanização Agrícola, o aluno cursa as unidades curriculares do ensino médio, dentre as quais Português, Matemática, História, Geografia e Biologia.  

O técnico da área pode trabalhar em propriedades rurais, empresas de consultoria, comércio do agronegócio, indústrias de insumos agropecuários, cooperativas e associações rurais, ou ainda na assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Também pode ser autônomo ou abrir o próprio empreendimento na área.

O IFMS também abre portas para experiências internacionais, fazendo com que o estudante possa ter contato com pesquisas e a produção agrícola de outros países.

“Tenho me aprofundado nas culturas da azeitona e da castanha, as duas de maior valor econômico em Portugal. Está sendo uma experiência inovadora pra mim”, destaca Bruno Lopes, aluno de Agricultura que está fazendo estágio em Portugal.

Bruno Lopes, 17, aluno do 6º semestre, participou da Mostra Científica Latino-Americana, em Trujillo, no Peru, onde apresentou o trabalho “Organo Puitã”, destinando a criar um bioestimulante para plantas.

“Tivemos contato com diferentes pesquisadores de países como México, Paraguai, Colômbia e Equador. Também conseguimos credencial para um evento que ocorrerá em Cerrito, na Argentina, no ano que vem”, relata Bruno, que recebeu apoio financeiro do IFMS para a viagem ao Peru. 

Atualmente, o estudante faz estágio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, como um dos selecionados no primeiro edital de estágio internacional do IFMS. Lá, Bruno estuda culturas locais perenes, caracterizadas por durar mais tempo do que as anuais e que ao concluírem um ciclo produtivo não precisam ser replantadas.

“Tenho me aprofundado nas culturas da azeitona e da castanha, as duas de maior valor econômico em Portugal. No momento, estou colhendo dados e fazendo a biometria das amostras. Mas a atividade principal vai ser a colheita, que ainda está por vir. Está sendo uma experiência inovadora pra mim”, destaca.

Conheça melhor o curso técnico integrado em Agricultura ofertado elo IFMS.

Agricultura

Bruno é aluno do curso técnico em Agricultura e, atualmente, faz estágio em Portugal - Foto: Arquivo Pessoal

Informática – Outra opção em Ponta Porã é o curso técnico integrado em Informática, que faz parte do eixo tecnológico de Informação e Comunicação. 

O curso é indicado para estudantes que tenham familiaridade com computadores. Nele, aprende-se a desenvolver programas seguindo a lógica e as linguagens de programação. Banco de Dados, Linguagem de Programação e Sistemas Operacionais são algumas das disciplinas específicas do curso. 

Os concluintes estão aptos a instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, desenvolver aplicações com acesso à web e banco de dados, fazer a manutenção de computadores e instalar redes em locais de pequeno porte. 

"Fotografei novos lugares e ampliei meus horizontes. Foi uma atividade em grupo que apresentou um caráter único e inovador”, comenta Augusto Marques, aluno de Informática que participou de um projeto de fotografia no IFMS.

No IFMS, o estudante recebe a formação técnica sem deixar de lado outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas.  É o que destaca o estudante Augusto Marques, 16, aluno do 4º semestre.

“Aqui nós temos um olhar diferente. Também participamos de ações, projetos e movimentos criados a partir das aulas de Sociologia, História e Geografia, por exemplo”, comenta.  

No ano passado, Augusto participou de um projeto voltado à fotografia na região da fronteira com o Paraguai. “Viajei com o projeto participando de um festival em Corumbá. Tive a oportunidade de fotografar novos lugares e ampliar meus horizontes. Foi uma atividade em grupo que apresentou um caráter único e inovador”.

Confira mais informações sobre o curso técnico integrado em Informática

Informática

Augusto (ao centro) participou de um projeto de fotografia em que conheceu três lugas diferentes - Foto: Arquivo Pessoal

Exame de Seleção 2020 – O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.  

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar a condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera. 

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões de múltipla escolha (20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais). Saiba o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. As matrículas ocorrerão entre 14 e 17 de janeiro. Lembrando que é indispensável ao candidato ter concluído o ensino fundamental (9º ano) até a data da matrícula. 

Mais informações na página do Exame de Seleção 2020. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail 

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.