Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgadas listas de eleitores aptos a votar

ELEIÇÕES 2019

Divulgadas listas de eleitores aptos a votar

Até segunda-feira, 23, estudantes e servidores poderão recorrer ou solicitar mudança de seção eleitoral.
por Laura Silveira publicado: 20/09/2019 17h11 última modificação: 01/10/2019 12h18

Estão publicadas na página das Eleições 2019 as listas de servidores e estudantes aptos a votar no processo eleitoral aos cargos de reitor e diretor-geral dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As listas estão disponibilizadas na seção Deliberações da Comissão Central, separadas por campi. Servidores e estudantes que queiram recorrer ou solicitar mudança de seção de votação deverão se manifestar entre sexta e segunda-feira, 20 a 23.

Os pedidos devem ser feitos via e-mail para a Comissão Eleitoral Local, com o preenchimento e envio do Anexo IX do Regulamento Eleitoral. Os e-mails das comissões podem ser consultados na seção Comissões Eleitorais.

De acordo com o cronograma do processo, a homologação do resultado final referente às listas de eleitores está prevista para 26 de setembro.

Campanha - Os três candidatos ao cargo de reitor do IFMS e os outros 18 aos cargos de diretor-geral dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas estão em campanha eleitoral desde a última segunda-feira, 16.

Os planos de gestão dos candidatos e as agendas de campanha estão disponíveis na página das Eleições 2019.

A campanha segue até 4 de outubro. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2019, documento que traz orientações de campanha, procedimentos das reuniões e debates. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central.

Debates - Ocorrerão nos campi e reitoria nos dias 7 e 8 de outubro. A agenda foi determinada pela Deliberação nº 009/2019:

Cargo Data Local Horário
Reitor do IFMS 07/10 Reitoria - Sala do Cosup 15h
Diretor-geral – Nova Andradina 07/10 Câmara Municipal (R. São José, 664) 19h
Diretor-geral – Aquidauana 08/10 Campus - Biblioteca 18h
Diretor-geral – Campo Grande 08/10 Campus - Sala 105, bloco A 18h
Diretor-geral - Corumbá 08/10 Campus - Auditório 17h
Diretor-geral – Coxim 08/10 Campus - Auditório 19h30
Diretor-geral – Dourados 08/10 Campus - Auditório 18h
Diretor-geral – Jardim 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Naviraí 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Ponta Porã 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Três lagoas 08/10 Campus - Auditório 18h

Com duração máxima de duas horas e meia, os debates serão mediados por representantes das comissões eleitorais e divididos em quatro blocos. Os temas debatidos serão relacionados aos plano de gestão dos candidatos. Será permitida a presença de estudantes, técnicos-administrativos e docentes do IFMS.

Votação - Ocorrerá no dia 9 de outubro nas unidades do IFMS, por meio de sistema eletrônico, sendo o voto secreto e facultativo. Os eleitores serão identificados por crachá ou documento oficial com foto.

No processo de consulta, será atribuído o peso de um terço para docentes, um terço para técnicos-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento. Os eleitores poderão votar fora de sua seção eleitoral. O voto em trânsito será facultado nos casos especificados no Regulamento Eleitoral.

A apuração começará no mesmo dia da votação, a partir das 20h30. Os nomes dos candidatos eleitos serão divulgados no dia seguinte. Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.

Em caso de dúvida sobre o processo eleitoral, o contato deve ser feito pelo e-mail .