Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgadas regras para inscrição de trabalhos em feiras cientificas

Ciência e Tecnologia

Divulgadas regras para inscrição de trabalhos em feiras cientificas

Eventos serão realizados nos dez campi do IFMS durante a Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, em outubro.
por Cleyton Lutz publicado: 02/07/2018 16h45 última modificação: 05/07/2018 08h06
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última sexta-feira, 29 o edital com as normas de inscrição de trabalhos nas Feiras de Ciência e Tecnologia da instituição. O documento está publicado na Central de Seleção.

O evento será promovido em outubro, durante a edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia, nos campi Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova),  Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), conforme a tabela abaixo. 

Os trabalhos deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado, das instituições de ensino, públicas ou privadas, dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS. 

Os egressos dos cursos técnicos integrados do Instituto, que tenham concluído seus cursos após novembro de 2017, podem inscrever seus trabalhos. 

Cada trabalho pode ter até três estudantes e um orientador, que deve ser docente com vínculo empregatício com instituições de ensino. Aos estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), cabe a participação como co-orientador, caso haja interesse.

Os trabalhos precisam estar inseridos nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas/Sociais Aplicadas e Linguística, Ciências Agrárias e Engenharias e Multidisciplinar (para projetos com mais de uma área de conhecimento predominante). 

Inscrições – São gratuitas e vão de 12 de julho a 20 de agosto, sendo responsabilidade do orientador do trabalho. O cadastro será por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, a ser disponibilizado em breve na página da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. 

No processo de submissão, o orientador deve cadastrar informações sobre o trabalho e os autores, além de submeter o resumo expandido, elaborado de acordo com o modelo disponibilizado no Anexo 2 do edital de seleção. 

Seleção – Será feita com base na análise da propostas, a partir da inscrição e da avaliação dos resumos expandidos, ficando a cargo dos comitê de pré-avaliação e seleção de cada feira, formado por professores dos campi. 

Na avaliação dos resumos serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem. 

Os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, conforme consta no edital do processo seletivo. 

Feiras – Buscam estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas públicas e privadas. No ano passado foram registradas 673 inscrições, número recorde. 

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação que deve ser retirado no campus responsável pela organização da feira onde o trabalho foi apresentado. 

Durante as feiras, os trabalhos serão analisados pelas comissão avaliadora compostas por professores e pesquisadores oriundos de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos. Os critérios avaliados serão pesquisa cientifica, pesquisa tecnológica e itens comuns as duas categorias.

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhor pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.

Semana de Ciência e Tecnologia – O evento é realizado pelo IFMS desde 2010. Nele, são promovidas uma série de atividades como palestras, oficinas, mesas-redondas, além das feiras científicas. 

Em 2018, o evento será de 1º a 5 de outubro. A edição terá como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A temática está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. 

Feiras 2018

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 01, 02 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 03 a 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 04 a 06/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 04 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 04 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 03 a 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 04 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 02, 03 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 02 e 03/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 02, 03 e 05/10