Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam trabalhos de conclusão de curso

Campo Grande

Estudantes apresentam trabalhos de conclusão de curso

Mostra de TCCs reuniu alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Campo Grande e foi aberta ao público.
por Cleyton Lutz publicado: 05/12/2019 17h38 última modificação: 06/12/2019 08h21

Mostra reuniu 49 Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos por estudantes do IFMS - Fotos: Alessandro Ribeiro

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa quarta-feira, 4, a sexta edição da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). A atividade, que ocorreu o dia todo, reuniu 49 projetos desenvolvidos na unidade, sendo aberta à comunidade externa.

Foram expostos os trabalhos do ensino técnico integrado em Informática, Mecânica e Eletrotécnica. Mais de 80 estudantes que estão concluindo seus cursos participaram do evento.

No IFMS, o TCC é um componente curricular, obrigatório quando previsto nos projetos pedagógicos dos cursos. 

“Eles apresentaram os TCCs no formato de feira. Foi uma apresentação aberta, tanto ao público interno quanto externo. Nesse tipo de evento, os alunos que ingressaram recentemente na instituição acabam tendo uma noção a respeito do curso e dos caminhos que podem seguir futuramente”, explicou o responsável pela Mostra e coordenador dos cursos do eixo tecnológico em Informação e Comunicação, Wesley Kanashiro.  

“Eles apresentaram os TCCs no formato de feira. Os alunos que ingressaram recentemente na instituição acabam tendo uma noção a respeito do curso e dos caminhos que podem seguir futuramente”, explicou o responsável pela Mostra, Wesley Kanashiro.

Os trabalhos foram avaliados por servidores do Instituto. Para Wesley, essa é uma oportunidade para os estudantes apresentarem os projetos desenvolvidos, articulando os conteúdos das disciplinas à realidade vivida por eles no dia a dia.   

“Os trabalhos têm melhorado a cada edição. Eles são construídos a partir do conhecimento que os alunos adquirirem ao longo do curso. Assim, a partir dos conteúdos trabalhados individualmente nas disciplinas, é possível desenvolver um projeto, tendo como ponto de partida problemas cotidianos enfrentados por eles”, ressaltou.  

Trabalhos - Um deles é o “Tulip - Plataforma Web sobre a Violência contra a Mulher”. Apresentado pela discente do 7º semestre do curso integrado em Informática, Maria Cristina da Silva, 18, ele se baseia na implementação de um site com o objetivo de informar e conscientizar as vítimas de violência sobre os amparos oferecidos a elas na Constituição e também por parte do município de Campo Grande.  

“A Casa da Mulher Brasileira oferece diversos serviços de apoio às vítimas, mas não são divulgados de maneira tão eficaz, porque muitas pessoas desconhecem. Assim, a ideia é concentrar essas informações em um site, para que a população possa ter acesso. O projeto futuramente será implementado juntamente à Prefeitura, fornecendo as informações para a população sobre a violência contra a mulher”, informou a aluna. 

Outro trabalho exposto na Mostra foi “Automação residencial: sensor de presença e controlador de luminosidade usando um Arduíno”. O autor é o discente José Vitor da Silva, 20, do 7º semestre de Eletrotécnica. Buscando demonstrar alguns conceitos básicos de automação residencial, foi desenvolvido um protótipo, com a plataforma Arduíno e sensores para controle de lâmpadas led e da luminosidade no ambiente em que estão instaladas. 

“A ideia surgiu durante as aulas, quando um professor fez uma demonstração, com uma combinação de peças eletrônicas, do controle de lâmpadas incandescentes. O projeto busca eliminar o controle manual das lâmpadas de alguns cômodos da residência, além de gerar economia de energia, pois as lâmpadas só serão ligadas se houver alguém no ambiente”, destacou. 

TCC - É um trabalho de natureza teórico-científica ou teórico-prática, desenvolvido no âmbito da pesquisa, extensão, revisão bibliográfica ou inovação tecnológica, com dados obtidos no campo da prática em pesquisa, extensão, prática profissional ou estágio. 

Alguns dos seus objetivos são desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, estimular a criatividade e o espírito empreendedor, estimular a construção do conhecimento coletivo pautado em fundamentos éticos, estéticos, políticos e sociais de igualdade, justiça e sustentabilidade, além de estimular a inovação tecnológica. 

A partir de 1º de janeiro de 2020, valerão para os TCCs a serem desenvolvidos no Instituto as normas dispostas no novo Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS.