Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Corumbá começam a receber alimentação escolar

Estudantes de Corumbá começam a receber alimentação escolar

Com projeto-piloto, unidade passa a ser a primeira do IFMS a ofertar o benefício a estudantes dos cursos técnicos integrados. Investimento será de mais de R$ 300 mil neste ano.
por Juliana Aragão publicado: 02/05/2019 10h08 última modificação: 15/05/2019 10h25

Cerca de 400 estudantes do Campus Corumbá têm direito ao benefício - Fotos: Felipe Senna

Cerca de 400 estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começaram a receber na última terça-feira, 30, alimentação escolar. Com o projeto-piloto, a unidade passa a ser a primeira da instituição a oferecer esse tipo de benefício.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Wanderson Batista, explica que o investimento será de mais de R$ 300 mil neste ano, viabilizado com a soma de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Assistência Estudantil do IFMS, além do custeio do campus.

"Para garantir a alimentação escolar até o final deste ano letivo, estamos utilizando o recurso diário de R$ 0,36 por estudante repassado pelo PNAE e um percentual da assistência estudantil da instituição reservado para essa finalidade", explicou.

"Muitos dos nossos estudantes permanecem por muito tempo no IFMS, alguns até nos três turnos. Mesmo que ainda não seja uma refeição completa, o benefício contribui para a permanência e êxito na instituição, melhorando inclusive o rendimento escolar", destacou o diretor de Ensino do Campus Corumbá, Wanderson Batista.

Este ano, o campus irá oferecer auxílio-alimentação apenas a estudantes da graduação. O valor previsto para oferta desse benefício aos estudantes de nível médio, cerca de R$ 65 mil, será revertido integralmente à oferta da alimentação escolar.

Por lei, para oferecer alimentação escolar custeada pelo PNAE a instituição precisa adquirir produtos da agricultura familiar. Encaminhamento que, segundo o diretor de Ensino, já está sendo providenciado. O valor global do pregão para aquisição de gêneros alimentícios é de R$ 198 mil.

"Até que a licitação para a compra de alimentos que possam ser cozidos seja finalizada, os estudantes receberão a chamada 'merenda seca', o que inclui pães, biscoitos, vitaminas, entre outras opções", detalhou Wanderson.

Para que a alimentação escolar seja ofertada de forma organizada, a direção do campus implementou dois intervalos de 15 minutos em cada turno (manhã e tarde). Foi providenciado ainda um espaço contínuo ao refeitório para comportar pelo menos 160 estudantes por intervalo.

A estruturação da cozinha, com a aquisição de equipamentos e utensílios, teve investimento de cerca de R$ 50 mil e foi viabilizada com recursos de custeio previstos no orçamento do Campus Corumbá. Para a contratação de cozinheiros e auxiliares, feito por meio de uma empresa terceirizada, o valor investido será de cerca de R$ 138 mil por ano.

O diretor de Ensino destaca a importância da oferta de alimentação escolar aos estudantes.

"Nós não temos cursos em período integral, mas muitos de nossos estudantes permanecem por muito tempo no IFMS, alguns participam de atividades até nos três turnos. Mesmo que ainda não seja uma refeição completa, o benefício contribui para a permanência e êxito na instituição, melhorando inclusive o rendimento escolar", destacou.

Estudantes de um curso técnico integrado da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) que será aberto no segundo semestre também serão beneficiados com a alimentação escolar.

Assessoria nutricional - Antes do início da oferta, a equipe responsável por manipular os alimentos no Campus Corumbá e os fiscais de contrato participaram de uma videoconferência onde a nutricionista do IFMS, Gabriela Assis, repassou orientações gerais sobre o funcionamento de unidades de alimentação e nutrição.

"Foram repassadas informações como higienização de mãos, desinfecção de frutas, verduras e legumes, controle de estoque e temperatura, organização de geladeira, entre outras", explicou a nutricionista, que atua em caráter colaborativo, prestando assessoria e consultoria às unidades do IFMS.

Gabriela explica que, recentemente, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou uma ferramenta de apoio à elaboração de cardápios da alimentação escolar do Plan PNAE.

"Essa ferramenta foi repassada ao setor responsável pelas compras no Campus Corumbá no intuito de facilitar e otimizar parte do processo da oferta de alimentação escolar, que é a elaboração dos cardápios", informou.

"Cada campus deve instituir uma comissão que irá verificar o valor necessário para o início da oferta, a equalização que deverá ser feita no orçamento para oferecer o benefício, bem como a projeção de investimento ao longo do tempo para que haja sustentabilidade da oferta", explicou o pró-reitor de Ensino, Delmir da Costa Felipe.

Outros campi - A oferta de alimentação escolar em todas as unidades do IFMS a partir de 2020 é uma das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Para isso, os demais campi devem realizar um estudo de viabilidade da oferta do benefício.

A última ação sistêmica para tratar do tema foi uma palestra com a diretora de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Girlane Bondan, realizada em março, na reitoria, em Campo Grande. A gestora trouxe experiências dos campi da instituição catarinense.

"A diretora do IFSC explicou que apenas um campus consegue oferecer a alimentação escolar completa aos estudantes, outros fornecem o benefício a alunos em situação de vulnerabilidade social e a maioria consegue oferecer uma fruta diariamente. Parece pouco, mas a gestora informou que esse dado tem aparecido de forma positiva em pesquisas de satisfação com as comunidades", relembrou Delmir, que esteve presente no evento.