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Campo Grande

Estudantes publicam crônicas em jornal de circulação estadual

Projeto desenvolvido por professoras de Língua Portuguesa estimula estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio a ler e redigir diferentes gêneros textuais.
por Juliana Aragão publicado: 22/08/2019 11h43 última modificação: 22/08/2019 14h07

MatoCronistas do Sul

Primeira crônica produzida por uma estudante do IFMS foi publicada no Jornal O Estado na quarta-feira, 21

Apresentar a estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio os diferentes gêneros textuais a fim de prepará-los para os desafios do mundo do trabalho e promover a divulgação dos textos produzidos. É o que busca o projeto de pesquisa "MatoEscritores do Sul", desenvolvido no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa Andréia de Souza, Jaqueline de Oliveira e Susie Santana, o projeto tem como parceiro o Jornal O Estado que, na quarta-feira, 21, publicou o primeiro texto produzido por um estudante do IFMS no Caderno Artes e Lazer. A coluna, que leva o nome do projeto, será publicada sempre às quartas-feiras.

“Ao ter experiência de leitura e escrita com os diversos gêneros textuais, esses jovens poderão adequar as diferentes situações de redação que o mundo do trabalho irá demandar deles como cidadãos”, destaca a professora Jaqueline de Oliveira.

"Apoiamos iniciativas que visam fomentar o conhecimento e a cultura, ainda mais com crônicas produzidas por jovens escritores. Quando a professora Andréia nos procurou, de pronto abraçamos a ideia. Com certeza renderá bons frutos", pontua Marcelo Rezende, editor do Caderno Artes e Lazer.

A crônica Dias de Sol, de autoria da estudante Jéssica Ribeiro, 16, aluna do curso técnico em Mecânica, trata de um amor não correspondido.

"Decidi pela narrativa em primeira pessoa porque acho mais fácil trabalhar dessa forma e para que os leitores se coloquem na situação com mais facilidade. Tentei ser o mais sutil possível ao tratar sobre o tema, para que o texto não perdesse a graça", explica a jovem escritora.

Apresentar aos estudantes do ensino médio as características dos diferentes gêneros textuais, na avaliação das professoras, é de grande valia para a formação profissional.

“No ensino médio nós temos o objetivo de aperfeiçoar a escrita do aluno e o primeiro passo para isso é ter experiência de leitura e escrita com os diversos gêneros textuais. Dessa forma, esses jovens poderão adequar as diferentes situações de redação que o mundo do trabalho irá demandar deles como cidadãos”, destaca Jaqueline.

Projeto - Iniciado no segundo semestre do ano passado, o "MatoEscritores do Sul" tem como proposta a criação de uma plataforma digital onde serão publicados os textos de diferentes gêneros produzidos pelos estudantes do IFMS.

As coordenadoras do projeto explicam que já existe um acervo de micronarrativas, o que inclui minisagas e minicontos, e que no semestre passado os estudantes começaram a trabalhar artigos de opinião.

"A criação de um corpus acadêmico com as produções textuais de estudantes do ensino médio é extremamente válida para o campo da pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, por isso é tão importante desenvolvermos uma plataforma digital como espaço de publicação dos textos produzidos pelos estudantes do IFMS", pontua Andréia.

A professora explica que a ideia inicial era publicar apenas os textos dos alunos de Campo Grande, mas que existe a intenção de se fazer a articulação com outros campi do IFMS, e até com outras instituições, no sentido de ampliar essa participação na plataforma digital.

"Quem sabe futuramente nós tenhamos um projeto inter-campi e, porque não, interinstitucional. Uma professora da UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados], por exemplo, está colhendo textos em Libras e seria interessante termos materiais também na Língua Brasileira de Sinais", sinaliza a professora.

A ideia de se trabalhar gêneros textuais em sala de aula nasceu a partir de um projeto de ensino desenvolvido pelo IFMS em Nova Andradina no ano de 2017.

"Na época, eu e a professora Elizete Bernardes, idealizadora do projeto, desenvolvemos o MatoCronistas do Sul". Os estudantes reconstruíam o dia a dia por meio de crônicas e os textos eram publicados no site Jornal da Nova. Ela foi para Dourados e levou a proposta para lá, e eu vim para Campo Grande e dei continuidade à ideia", explica Andréia.

Experiência – Além de Jéssica, cuja crônica foi a primeira publicada no Jornal O Estado, outros dois estudantes do 4º semestre do curso técnico em Mecânica atuam no projeto como colaboradores. O trio tem as funções de digitalizar os textos produzidos e ajudar as professoras com as correções gramaticais.

“Com o projeto, consigo desenvolver cada vez mais minha criatividade, senso de roteiro, narrativa e até mesmo questões gramaticais. É muito bom que possamos adquirir novas formas de expressão”, ressalta o estudante Gabriel Leal.

Gabriel Augusto Leal, 15, só vê vantagens em ser um dos "MatoEscritores do Sul". “Estou conseguindo desenvolver cada vez mais minha criatividade, senso de roteiro, narrativa e até mesmo questões gramaticais. É muito bom que possamos adquirir novas formas de expressão e ter nossos textos publicados”, ressalta o estudante.

Sobre a crônica que será publicada, Gabriel até escreveu um texto sobre racismo na infância, mas já está querendo mudar de tema. “Estou pensando em escrever uma crônica sobre o que significa ser, na vida real, um herói”.

Larissa Barbosa, 16, também está tendo a oportunidade de conhecer as diferentes formas de se expressar por meio da escrita. A estudante tem até um gênero preferido.

“Os contos, pra mim, são como uma fuga da realidade. Os textos me apresentam um novo mundo, às vezes até bizarros, como é o caso dos contos de Lovecraft, que escreve sobre terror cósmico”, detalha a estudante.