Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promove reflexão sobre educação profissional e tecnológica

Evento promove reflexão sobre educação profissional e tecnológica

Segunda edição de seminário, que termina nesta terça-feira, 6, abre as atividades letivas para ingressantes em turma do mestrado profissional, ofertado pelo IFMS em Campo Grande.
por Juliana Aragão publicado: 06/08/2019 11h07 última modificação: 06/08/2019 13h21
  • Estudantes do mestrado profissional apresentam projetos aos ingressantes - Foto: Clóvis Ferreira

• Estudantes do mestrado profissional apresentam projetos aos ingressantes - Foto: Ascom/IFMS

• Seminário é realizado em audiotório do Complexo Multiuso 1 da UFMS - Foto: Clóvis Ferreira

• Evento foi aberto nessa segunda-feira, 5, em Campo Grande - Foto: Clóvis Ferreira

Reunir ingressantes, veteranos e docentes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e promover reflexões a respeito do tema são alguns dos objetivos da segunda edição do Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso Sul (IFMS), em Campo Grande, nessa segunda e terça-feira, 5 e 6.

O evento, que ocorre no auditório do Complexo Multiuso 1 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), abre as atividades letivas para os ingressantes na segunda turma do mestrado. A programação inclui palestras, roda de conversa e apresentação de projetos de pesquisa na área.

O professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Marcus Vinicius Pereira, abriu o seminário com o a conferência "Produtos educacionais no âmbito dos mestrados profissionais em ensino: cenários, desafios e perspectivas".

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, falou sobre os resultados iniciais do programa de mestrado profissional.

“Estamos orgulhosos dos nossos professores e servidores por todo o trabalho em rede que possibilitou essa ação cooperativa, a soma de esforços para fortalecer o programa. É notório o crescimento e o desenvolvimento dos resultados, o que inclusive sensibilizou a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] a ponto de discutirmos o programa de doutorado na área", destacou o reitor.

A programação completa do evento, que é aberto ao público e segue até às 17h30 desta terça-feira, 6, está disponível na página do seminário.

"O seminário é fundamental para que os ingressantes compreendam o programa, o que é um produto educacional e como desenvolvê-lo, e a importância de escolher o referencial teórico-metodológico para iniciar os estudos", aponta Dante Alighieri, coordenador do mestrado profissional no IFMS.

Projetos - Durante o seminário, estudantes da primeira turma do mestrado profissional e da especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ambos cursos oferecidos pelo IFMS em Campo Grande, têm a oportunidade de apresentar os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos.

Luciane Machado Rodrigues, aluna do mestrado profissional, está desenvolvendo um jogo digital para o ensino da álgebra nas aulas de matemática dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFMS. Para concluir a pós-graduação, o mestrando deve desenvolver um produto educacional voltado à educação profissional e tecnológica.

"A proposta é que o jogo digital seja disponibilizado aos estudantes do 1º ano, mais especificamente no segundo semestre. Por ser uma disciplina com altos índices de reprovação, a ideia é motivar os alunos, logo no início do curso, a aprender a matemática por meio do uso da tecnologia, que é algo tão natural aos jovens hoje", explica Luciane.

Além de assistir às apresentações dos trabalhos, os ingressantes no mestrado estão tendo a oportunidade de conhecer os professores do curso, as linhas de pesquisa e os objetivos do programa.

"Para quem não é da área da educação, como eu, o seminário dá um norte. É muito importante conhecer os produtos educacionais que estão sendo desenvolvidos pelos atuais mestrandos. Isso, de certa forma, nos tranquiliza para que possamos iniciar os estudos na área", destaca Mylena Figueiredo, assistente em Administração do IFMS.

Segundo o coordenador do mestrado profissional, Dante Alighieri Alves de Mello, a proposta é que o seminário seja promovido anualmente pelo IFMS, no início das atividades das novas turmas.

"O seminário é fundamental para que os ingressantes compreendam o programa, o que é um produto educacional e como desenvolvê-lo, e a importância de escolher o referencial teórico-metodológico para iniciar os estudos. É uma visão mais abrangente que irá facilitar, inclusive, na hora que esses estudantes forem cursar as disciplinas", aponta.

Mestrado Profissional - O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pelo IFMS. O curso visa tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica.

Ofertado no Campus Campo Grande, o curso tem vagas destinadas a servidores do IFMS e ao público externo.

Sob a coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o mestrado profissional é oferecido por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página do curso.