Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Arte e Cultura começa nesta 3ª feira em Nova Andradina

Extensão

Festival de Arte e Cultura começa nesta 3ª feira em Nova Andradina

Evento prevê uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas voltadas a estudantes, servidores e comunidade externa.
por Cleyton Lutz publicado: 30/10/2018 07h52 última modificação: 06/11/2018 11h28

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta terça-feira, 31, a edição 2018 do Festival de Arte e Cultura, evento de extensão promovido nos dez municípios onde a instituição possui campus.

O evento terá início às 18h30, na Câmara Municipal, sendo que a cerimônia é aberta a todos os interessados. Estão previstas apresentações dos grupos de dança e teatro do IFMS. O “IFdance” fará um mix de cultura, enquanto o IFenceNA encenará a peça “Christopher Weinberg: quem matou Anne Hawking?”.

A programação prevê ainda uma apresentação musical e a palestra “Arte: concepções que coabitam e divergem”, ministrada por Douglas Sanches, artista e docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

O Festival segue até quinta-feira, 1º, com apresentações artísticas, feiras, exposição literária, intervenção artística, Concurso de Beleza Negra e Festa à Fantasia. As atividades, que são abertas à comunidade, serão oferecidas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sindicato Rural. 

Oficinas – Também serão ofertadas mais de 30 oficinas, ministradas por estudantes, servidores e colaboradores. Entre os temas abordados estão produção de curtas, pintura digital, trapézio, modelagem em argila, percepção e cultura musical, contação de histórias, comunicação comunitária e fotorrealismo, entre outros. 

“Trata-se de um evento que permite a troca de experiências. Nosso objetivo é fluir os fazeres artísticos e culturais, locais e regionais, sem nos atrelar a uma única temática, por isso procuramos abranger o maior número de fazeres artísticos possíveis”, explica a professora de Sociologia, Silvana Sanches, coordenadora do Festival. 

Para participar das oficinas, o interessado deve fazer a inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas. A programação completa e o sistema para inscrições podem ser acessados na página do Festival

Em Nova Andradina, o evento é realizado com o apoio da UFMS, Prefeitura Municipal, Fundação Nelito Câmara, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas, Escola de Circo Orteney e Lucius Cabeleireiro. 

Arte e Cultura - Este é o terceiro ano de realização do evento, que tem como objetivos estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social.

Neste ano, o Festival foi realizado nos municípios de Aquidauana, Jardim, Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Coxim. O evento se encerra em Corumbá, entre os dias 20 e 24 de novembro.  

Coordenado localmente por servidores em cada campus, o Festival de Arte e Cultura é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS.